CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL: Curso de edição de fotos e vídeos para celular aprimora habilidades de servidores da ALE-RR

São 20 horas de aulas com direito à certificação, de 15 a 19 de abril, no Plenarinho da Assembleia / Foto: Alfredo Maia /
 
Nesta segunda-feira (15), teve início o curso de edição de fotos e vídeos para celular, direcionado aos servidores da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). A iniciativa, promovida pela Escolegis (Escola do Legislativo), visa aprimorar as habilidades de comunicação dos profissionais, permitindo que eles criem conteúdos mais atrativos e engajadores.
 
Com certificação e carga horária de 20 horas, o curso acontece no Plenarinho do Poder Legislativo até sexta-feira (19), das 8h às 12h.

Na abertura das aulas, o diretor da Escolegis, Brenno Carvalho, ressaltou a relevância da capacitação para os servidores. “Este curso é voltado para quem tem familiaridade ou não com as redes sociais, para que se possa aprender novas técnicas e utilizá-las tanto institucionalmente quanto nas redes sociais pessoais. O objetivo da Escolegis é levar conhecimento a todos, sempre de uma forma muito agradável e prática”, destacou Carvalho.
 
Processo criativo, teoria e prática

As redes sociais são ótimos canais de comunicação para fazer marketing de conteúdo, mas para isso é preciso um planejamento intencional da imagem. À frente da turma, a publicitária Gabriela Soares dedicou a primeira parte da aula justamente para desmistificar como o processo criativo – criar, imaginar e produzir algo novo e diferente – influencia a forma como pessoas, serviços e instituições se apresentam nas redes sociais.
 
“Você pode pensar que é só uma foto ou um vídeo, mas precisa aprimorar o seu olhar, por isso precisamos estudar nosso processo criativo para entendermos o que somos capazes de fotografar ou não, para que, ao mesmo tempo, caso tentemos nos adaptar ao estilo do mercado, não percamos de vista nossa própria identidade”, alertou Soares.

“A criatividade não é um dom com o qual as pessoas nascem. É preciso questionamento, observação, networking, experimentação, sem julgamentos e muita pesquisa para buscar nossas referências”, complementou a publicitária.
 
No segundo momento da aula, os alunos colocaram em prática o processo criativo sob a ótica da teoria da fotografia: luz (natural e artificial, frontal, lateral e contraluz), objeto e composição.
 
Além de deixar as aulas mais dinâmicas, segundo a instrutora, o objetivo de mesclar teoria e prática é verificar se o aluno percebe a evolução entre o primeiro exercício prático e o último.

“A prática vem até mesmo para quebrar esse clima de tensão que fica, porque é muita teoria para você entender sobre a fotografia em si, e para quem não tem prática pode até ficar algo cansativo, então colocamos essa dinâmica para ver como a pessoa está enxergando o mundo. Estou vendo que a turma está aceitando bem, e fazer isso no primeiro dia eles vão notar uma diferença muito grande no final do curso”, apontou Soares.

A dinâmica foi aprovada pelos participantes, que reconhecem a importância de se manterem atualizados nas ferramentas digitais, mesmo aqueles com experiência na área. É o caso do designer gráfico Maurício Vasconcelos.

“Conhecimento nunca é demais, mesmo já trabalhando com foto, vídeos, montando peças e layouts novos. E o conhecimento vem de várias referências, então é muito bom trabalhar na perspectiva de outros profissionais, vai somar ao seu leque de opções e uma gama de conhecimentos que você está oferecendo para o seu cliente", afirmou o designer que trabalha há mais de dez anos na profissão.

Para a assessora parlamentar Malba Belfort, os conhecimentos serão aplicados para o desenvolvimento profissional e pessoal. “A tecnologia está além de nós, por isso precisamos nos atualizar. Com certeza é ótimo e vou sair daqui levando isso não só para o trabalho, mas também minhas redes sociais, vendo o local, a luz, se essas coisas estão corretas. Vou levar para a vida esse curso maravilhoso”, avaliou a assessora.

SUELLEN GURGEL

Categoria:Política

Deixe seu Comentário