FISCALIZAÇÃO: Infração de condutores dirigindo sem cinto de segurança reduz 56,79% em março

Deixar de usar o cinto de segurança é infração grave, que gera multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH do motorista / Foto: Ascom/Detran-RR /

Conforme levantamento do Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima), houve uma redução de 56,79% no número de condutores que foram autuados sem cinto de segurança durante o mês de março deste ano com 525 casos quando comparado com a referência do mesmo período do ano passado, que houve 1.215 registros.

Segundo os dados, também houve redução no número total de infrações registradas no mês de março deste ano, que teve 1.779, apresentando uma diminuição de 37,99% ao fazer um comparativo com março de 2023 que teve 2.869 registros.

Em março, a infração “motorista e passageiro sem cinto de segurança” ocupou o primeiro lugar no ranking de infrações mais cometidas, com 525 registros. Em segundo lugar ficou a infração “fazendo uso do celular”, com 228 infrações; depois “veículo sem licenciamento”, com 186 autos de infração; e logo “sem CNH”, com 160 casos.

O diretor de segurança do trânsito do Detran-RR, Gueres Mesquita, explicou que esse aumento com relação a infração sem cinto de segurança é em razão do Departamento ter intensificado as fiscalizações de trânsito nos últimos meses.

“É fundamental que a população respeite as leis de trânsito e as sinalizações verticais e horizontais, pois dessa forma conseguiremos manter o fluxo de veículos em ordem, além de reduzir consequentemente o número de acidentes de trânsito, garantindo mais segurança para todos”, esclareceu Mesquita.

PENALIDADES

De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o condutor ou passageiro que deixar de usar o cinto de segurança, conforme previsto no artigo 65, está cometendo uma infração grave.

O valor da multa é de R$ 195,23 e cinco pontos são adicionados na Carteira Nacional de Habilitação do motorista. Além disso, o veículo só é liberado quando o equipamento de segurança for colocado pelo infrator.

EMILLY DUARTE
Categoria:Segurança

Deixe seu Comentário