Duas bibliotecas de Roraima estão entre as 300 contempladas no Prêmio Pontos de Leitura 2023

O Espaço de Leitura e Pesquisa em Artes Aldenor Pimentel (Boa Vista) e a Biblioteca Ayshama (Rorainópolis) foram as contempladas em Roraima / Foto: Divulgação /

Uma biblioteca de Boa Vista e outra de Rorainópolis foram contempladas no Prêmio Pontos de Leitura 2023, do Ministério da Cultura (MinC). Elas estão entre as 300 bibliotecas comunitárias premiadas em todo o país, de um total de 810 concorrentes. O prêmio é de R$ 30 mil para cada uma.

Das três bibliotecas de Roraima que concorriam no edital, o Espaço de Leitura e Pesquisa em Artes Aldenor Pimentel (de Boa Vista) e a Biblioteca Ayshama (de Rorainópolis) foram contempladas. A Biblioteca Comunitária Apuí (de Boa Vista) também havia sido selecionada, mas perdeu o prazo e acabou ficando de fora da disputa.

O jornalista e escritor Aldenor Pimentel, que dá nome ao Espaço de Leitura e Pesquisa contemplado em Boa Vista, externou sua felicidade pela premiação. Ele disse que o prêmio será usado para fortalecer ações de incentivo à leitura e literatura no Estado.

"Ficamos felizes com o resultado. É um reconhecimento de um trabalho que foi realizado pelo Espaço de Leitura e Pesquisa em Artes Aldenor Pimentel desde 2016, com saraus, lançamento de livros, ações de incentivo à leitura e literatura, como concurso literário e festivais literários. Com a premiação que receberemos pela seleção, nós pretendemos fortalecer essas ações e levá-las a cada vez mais pessoas", afirmou.

O Espaço de Leitura e Pesquisa em Artes Aldenor Pimentel ficou na 102ª posição, entre as 300 bibliotecas premiadas em todo o Brasil. Para Aldenor Pimentel, isso é uma prova do potencial da produção literária de Roraima, inclusive no interior do estado, como é o caso da Biblioteca Ayshama, de Rorainópolis.

"É importante que esse reconhecimento às iniciativas de incentivo à leitura sejam feitas aqui no Estado e ficamos ainda mais felizes pela colocação nesse edital. Ficamos numa posição de destaque em relação a outras iniciativas no restante do Brasil, que mostra que nós temos aqui em Roraima um potencial muito forte. Queremos continuar desenvolvendo essas ações para transformar Roraima num Estado de leitores", enfatizou.

O Espaço de Leitura e Pesquisa em Artes Aldenor Pimentel é um dos ambientes do Espaço Cultural Harmonia e Ritmo, criado em 2015. O espaço fica no bairro Nova Canaã e realizou, desde sua criação, atividades como projetos de incentivo à leitura e à literatura, festivais literários, lançamentos de livros, sessões de autógrafos, concursos literários e saraus.

WIRISMAR RAMOS - da Redação (e-mail: opinativa.net@gmail.com)
Categoria:Arte e Cultura

Deixe seu Comentário