A plataforma visa mapear e centralizar informações sobre laboratórios e equipamentos de pesquisa no país para facilitar o acesso e o uso compartilhado por pesquisadores e empresas / Foto: Divulgação /
O Laboratório Avançado de Pesquisas e Experimentos em Jornalismo na Amazônia (LAPEJ), da UFRR, está cadastrado na base de dados do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa (PNIPE), do MCTI, promove a colaboração, otimiza o uso de recursos públicos, evita a duplicação de esforços e apoia a tomada de decisões sobre investimentos em ciência e tecnologia.
Atualmente estão registrados 8.061 laboratórios de 593 instituições. Em Roraima já são 14 laboratórios registrados na base do PNIPE, do Ministério de Ciências e Tecnologia (MCTI), sendo oito deles funcionando na UFRR.
Entre os objetivos da PNIPE, estão: mapear a infraestrutura, facilitar o acesso às informações, as condições de uso e as possibilidades de colaboração, além de fomentar o uso compartilhado e otimizar recursos, subsidiando a formulação de políticas públicas.
O cadastro traz como vantagens a visibilidade e acesso a recursos, a facilita a criação de parcerias e colaborações e o fortalecimento da pesquisa.
O LAPEJ É um espaço para o desenvolvimento de atividades de ensino para discentes e docentes de graduação (Jornalismo) e de pós-graduação (PPGCOM) da UFRR, com foco na pesquisa e também a proposição de novas estratégias de comunicação com a criação de conteúdos sobre temáticas do cotidiano da Amazônia, para estreitar as relações da UFRR com a sociedade em geral.
DA REDAÇÃO