Debate ocorre nesta quinta (31), a partir das 18h30, no Centro de Comunicação, Letras e Artes, localizado no campus Paricarana / Foto: CoordCom/UFRR /
A Universidade Federal de Roraima, por meio do grupo de pesquisa “Mídia, Conhecimento e Meio Ambiente: Olhares da Amazônia”, vai promover nesta quinta-feira (31) o debate “Comunidade LGBTQAPN+ e o meio ambiente”. O evento ocorrerá a partir das 18h30 na sala 141 do Centro de Comunicação, Letras e Artes (CCLA) localizado no campus Paricarana.
Com entrada gratuita para os interessados, a atividade terá a participação de representantes de movimentos sociais LGBTQIAPN+ de Roraima e fazem parte da celebração do Dia Internacional do Orgulho LGBT no ano de 2025.
Segundo o professor e organizador do evento, Simão Farias Almeida, o objetivo é discutir as formas de representação desses movimentos sociais no estado roraimense.
“Entendemos que os grupos minoritários, subalternos e vulnerabilizados socialmente e ambientalmente também sofrem, como pessoas das periferias, comunidade indígenas e quilombolas, moradores de rua e, incluindo, a comunidade LGBT. Trata-se de um debate necessário para que possamos pensar como a comunidade LGBTQAPN+ pode se relacionar com essas discussões já que elas envolvem também pautas políticas, econômicas e sociais”, explica o professor.
Ainda conforme o professor, o evento desta quinta vai iniciar uma série de outros debates com minorias sociais, raciais e étnicas a respeito de vulnerabilidades sociais.
“O debate é como essas comunidades e sujeitos podem criar ações para se defender contra as representações ambientais, socioambientais e ecológicas que envolvem racismo, homofobia e machismo. Com a comunidade LGBT de Roraima, vamos discutir como ela pode criar identidade visual a partir da qual massifique e mobilize pessoas a favor do movimento LGBT que sejam capazes de espalhar a mensagem de que preservar a natureza é também preservar os grupos sociais mais vulneráveis da nossa sociedade”, destaca ainda o professor Simão.
DA REDAÇÃO