Albuquerque solicita convocação para Sessão Solene em homenagem aos pescadores do Brasil
Postado
17/02/2025 21H42

Sessão solene deverá ser realizada dia 24 de junho no plenário da Câmara dos Deputados / Foto: Divulgação /
O deputado federal Albuquerque (Republicanos/RR) solicitou à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, a convocação para a realização de Sessão Solene a ser realizada no dia 24 de junho de 2025, em homenagem aos Pescadores do Brasil.
O parlamentar já é autor de projetos de lei e ações que beneficiam os pescadores artesanais no que tange a licença aquaviária e benefícios da previdência social. Albuquerque também é autor de PL que cria da Semana do Pescador Artesanal no país.
O pescado é a proteína de origem animal mais consumida e comercializada do mundo, de acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU para a Alimentação e a Agricultura – FAO. No Brasil, o “PIB do mar” corresponde a cerca de 19% (dezenove por cento) do Produto Interno Bruto Nacional (PIB). São mais de 1 milhão de pescadores artesanais, 4 milhões de famílias de pescadores, 16 mil trabalhadores diretos e indiretos nas indústrias de processamento de produtos da pesca, R$ 25 bilhões de PIB gerado pela aquicultura e pesca e 1,7 milhões de toneladas produzidas por ano. Os números são grandiosos, mas a valorização da categoria ainda deixa a desejar, por isto, Albuquerque tomou para seu mandado a bandeira dos pescadores, entre outras.
“Nós entendemos como fundamental a realização desta sessão solene objetivando, não somente, homenagear estes ilustres cidadãos brasileiros e comemorar sua contribuição social e econômica para o desenvolvimento sustentável do país, mas também, para criar um instrumento de apresentação das reivindicações do setor pesqueiro brasileiro no Parlamento”, finalizou o deputado.
DA REDAÇÃO
Categoria:Política