Professor da UFRR lança livro sobre modelos de formação em jornalismo no Brasil
Postado
08/08/2024 20H27
De autoria do professor Edileuson Almeida, a obra será lançada no dia 3 de setembro, às 18h, no Campus da UNIVALI, em Balneário Camboriú (SC) / Foto: Divulgação /
O livro “Formação em jornalismo: propostas das universidades brasileiras” analisa os modelos de formação superior em jornalismo no Brasil e destaca que as mesmas transitam entre a especialização e a experimentação.
Segundo o autor, o professor Edileuson Almeida da Universidade Federal de Roraima (UFRR), o primeiro modelo, que valoriza a formação especializante, é orientado pelo paradigma informacional, com o propósito de instrumentalizar as práticas produtoras de conteúdo a partir de um interesse econômico/comercial.
O segundo modelo, que evidencia a formação experimental, é sustentado pelo paradigma relacional, que mostra outros espaços para o exercício do jornalismo e também propicia ao profissional refletir sobre o papel do jornalismo e as suas contribuições para a vida social.
Para a realização do estudo foram analisadas as propostas de ensino de oito universidades localizadas nas cinco regiões do país (Amazonas, Pará, Brasília, Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul). Também consultou livros, coletâneas, teses, dissertações e artigos científicos de revistas e de anais de eventos que tratam sobre a formação superior em jornalismo no Brasil. No total a pesquisa analisou cerca de 400 documentos produzidos e publicados entre 2001 e 2013 por professores, pesquisadores e escritores brasileiros.
O resultado foi apresentado em tese de doutoramento no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria, sob orientação da professora doutora Ada Cristina Machado Silveira. O estudo agora está disponível no livro Formação em Jornalismo - Propostas das universidades brasileiras.
O lançamento está previsto para o dia 3 de setembro, às 18h, no Campus da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), em Balneário Camboriú/SC, como parte da programação do 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, o maior evento da área na América Latina.
Quem é o autor
Edileuson Almeida é escritor, jornalista, pesquisador e professor universitário. É graduado em Jornalismo (UFRR), mestre em Ciências da Comunicação (USP) e doutor em Comunicação (UFSM).
DA REDAÇÃO
Categoria:Jornalismo e Comunicação