CAMINHO DA ESCOLA: Seed e Detran-RR realizam vistoria conjunta em ônibus escolares

Nesta quinta-feira (11) foram vistoriados 10 veículos e nesta sexta-feira (12) outros 18 passam por inspeção / Foto: Ascom/Seed /

Em busca de garantir que os veículos que realizam o serviço de transporte escolar atendam os padrões de segurança estabelecidos por lei e principalmente, preservem a integridade dos alunos, a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) em parceria com o Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima), realiza vistoria em 28 ônibus do Programa Caminho da Escola.

Os ônibus atendem estudantes em rotas nos municípios de Rorainópolis, São Luiz, São João da Baliza, Iracema, Alto Alegre, Normandia, Bonfim, Caracaraí e zona rural de Boa Vista. Na quinta-feira (11) foram vistoriados 10 veículos e nesta sexta-feira (12) outros 18 passam por inspeção.

“Em cumprimento às determinações do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), a Seed, em parceria com o Detran-RR, está realizando estas vistorias que já estavam agendadas junto ao órgão”, disse a diretora do Date (Departamento de Apoio ao Transporte Escolar) da secretaria, Maria Laranjeira.

Durante a vistoria, são verificados itens como extintor de incêndio, cinto de segurança, parte elétrica (pisca-alerta), setas indicadoras, luz de ré, luz de alerta, retrovisores, pneus, entre outros.

“O Detran-RR tem uma parceria consolidada com a Seed que permite que os transportes escolares passem por vistoria para verificação de vários itens, garantindo o funcionamento dos veículos na plenitude, porque sabemos que lidamos com vidas, principalmente de crianças e é preciso que os veículos estejam preparados para atender estes serviços”, disse o diretor de Controle de Veículos e Condutores do Detran-RR, José Raimundo Rodrigues.

Empresa terceirizadas também devem passar por vistoria

Ainda segundo o Date, as empresas terceirizadas que atendem a Seed com o serviço de transporte escolar nos municípios do interior, foram notificadas no último dia 09 de abril para apresentarem a vistoria dos veículos. As empresas têm o prazo de cinco dias a partir da notificação, para apresentar a vistoria.

Em Roraima, atualmente, 34 empresas terceirizadas realizam o transporte escolar para a rede estadual de ensino, realizando 401 rotas e atendendo 8.082 estudantes em todo Estado.

LAYSE MENEZES
Categoria:Educação

Deixe seu Comentário