PARLAMENTO CIDADÃO: Representantes da TV Assembleia ministram palestra em congresso de comunicação pública

A direção da Astral elogiou o trabalho desenvolvido pela Superintendência de Comunicação, cujas pautas aproximam o cidadão do legislativo / Foto: Guilherme Hansen /

A TV Assembleia, canal 57.3, está participando do 1º Congresso de Comunicação Pública do Sudeste, na cidade de Araras, em São Paulo (SP). Promovido pela Associação Brasileira das Escolas dos Legislativos e Contas (Abel), o encontro que começou nesta quinta-feira (4) e encerra hoje (5), conta com a parceria e a organização da Escola Legislativa “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”, da Câmara Municipal de Araras, e da Associação Brasileira de Televisões e Rádios e Legislativas (Astral).

Representada pela diretora da TV Assembleia, Camila Dall’Agnol, e o repórter Willians Dias, eles levaram para o Congresso o grande diferencial da emissora em Roraima, mostrando na palestra “O espaço que as TVs Legislativas podem ceder para as pautas de cidadania”. O veículo de comunicação é o mais recente a se associar na Astral e pode mostrar o engajamento orgânico nas redes sociais por conta do espaço que é dado ao cidadão.

“Viemos apresentar um pouco do nosso trabalho desenvolvido na TV Assembleia e que, de certa forma, é feito em parceria com o cidadão. Por ser uma TV pública, que não prima pela quantidade de audiência, muitas vezes se torna uma programação não-atrativa. Mas nós, em Roraima, avançamos. Mostramos no Congresso muitos casos que aproximaram o cidadão da Casa Legislativa, como os materiais mais visualizados nas redes sociais, maior compartilhamento e engajamento”, explicou Camila.

Um dos assuntos da apresentação foi a quantidade de documentários entregues à sociedade roraimense. “Mostramos como temos desenvolvido os documentários, como são os nossos cronogramas de atividade, principalmente para manter as nossas metas de estreia sempre em dia. Mostramos as nossas particularidades enquanto região de fronteira, com expressiva população indígena, o que é muito distante da realidade do Sudeste. Foram muitas informações sobre o nosso trabalho nesses últimos oito anos”, reforçou a diretora.

O jornalista Willians Dias, responsável por 25 documentários na TV Assembleia e vencedor do 1º Prêmio de Jornalismo para a instituição, contou que dividir a experiência da TV Assembleia com as demais instituições, tem um significado social que pode ser transformador para o cidadão de outras TVs legislativas.

“Foi muito importante falar sobre o cidadão no espaço da TV Legislativa, dizer que na TV ALE ele é o nosso público-alvo. Em todas as pautas a gente sempre busca trazer o cidadão, fazendo com que compreenda que ele é a razão de existir a TV Assembleia e dos demais canais de comunicação da Casa. Mostrar isso no Congresso, como a gente faz em Roraima para integrar o cidadão nas pautas do Legislativo, foi muito importante e, com certeza, agregará muito valor”, afirmou.

Para o presidente da Astral, Gerson de Castro, a atual gestão reformou o estatuto, criando diretorias regionais para integrar essas regiões, além de explorar o potencial e os desafios, a fim de se construir uma política nacional para todas as TVs Legislativas.

“Roraima, apesar de ser o nosso associado mais novo, sempre deu demonstração clara do compromisso de suas equipes com a questão da comunicação pública. E eu percebi agora, de forma muito feliz, como vocês estão imbuídos, com o propósito de fortalecer a comunicação pública e aproximar um veículo de comunicação pública e legislativa da sociedade, do povo de Roraima”, disse.

Castro reforçou que o ideal e propósito de toda emissora legislativa, não é ser apenas o portal de transparência do legislativo, mas também trazer o povo para dentro da Casa. “Nem todo mundo vai a uma Assembleia ou uma Câmara para participar de sessão, nem tem tempo para ver televisão ou acompanhar no rádio. Então, para aumentar a audiência, a participação, é fazer como vocês fizeram”, reforçou, ao destacar que a diretoria da região é representada pela superintendente de comunicação, Sonia Lúcia Nunes.

Sonia Lúcia Nunes ressaltou que a participação da TV Assembleia é o reconhecimento do trabalho que a Superintendência de Comunicação do Legislativo tem feito em Roraima, dando transparência às ações do Parlamento e, ao mesmo tempo, aproximando o cidadão da Casa do Povo, tão essencial para sociedade e a democracia.

“Por meio da cobertura jornalística das sessões plenárias, audiências públicas, reuniões de Comissões e pautas de interesse público, nós motivamos a população a participar das discussões e elaboração de leis. Afinal, o cidadão, deve ser o centro das discussões do Parlamento”, enfatizou.

MARILENA FREITAS
Categoria:Jornalismo e Comunicação

Deixe seu Comentário