MÉDIA-METRAGEM: TV Assembleia estreia documentário ‘Soja: o ouro do lavrado’ com ênfase no crescimento do setor em Roraima

Produção audiovisual da Assembleia Legislativa aborda como o grão evoluiu no Estado, com recordes na produção e possibilitando a exportação para outros países / Foto: Repdodução/TV Assembleia /

A TV Assembleia (canal 57.3) vai estrear nesta segunda-feira (04), às 13h30, o documentário ‘Soja: o ouro do lavrado’, obra que mergulha na produção desta monocultura em Roraima. O filme investiga o fenômeno do crescimento constante desse setor no Estado, explorando diferentes perspectivas e histórias de sucesso.
 
O média-metragem apresenta uma abordagem completa sobre a sojicultura, ao mostrar o crescimento nos últimos cinco anos da plantação e da colheita de soja no âmbito estadual. Além disso, o filme da TV Assembleia também retrata as exportações e conversas com os produtores do grão, pioneiros, que também produzem outras monoculturas, bem como novos investidores.
 
O presidente da Casa Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), também participa do documentário, trazendo uma visão sobre o papel do Parlamento estadual em fomentar a produção de soja e impulsionar o desenvolvimento econômico do Estado.
 
“Com a elevada produção de soja, Roraima entra em um novo patamar, rompendo a nossa história da economia do contracheque e passando para uma linha de produção agrícola. Isso é o que temos trabalhado nos últimos anos na Assembleia Legislativa, aprovando diversas normas, seja na questão fundiária, ambiental ou no incentivo à classe produtora. Esse é o nosso papel enquanto homens públicos e mulheres públicas eleitos para o Parlamento”, enfatizou Sampaio. 
 
O apresentador e produtor do documentário, Willians Dias, relata o que mais o surpreendeu durante a investigação jornalística sobre a evolução da soja no Estado. “Acredito que foi uma grande surpresa observar o impressionante crescimento da produção desse grão em Roraima nos últimos anos. O Estado passou de uma grande produção de arroz para uma produção ainda maior de soja. Apesar de a produção de arroz ainda ser significativa em Roraima, a produção de soja se tornou dominante", comentou Dias.
 
A cobertura da colheita da soja, realizada em agosto de 2023, também ganha destaque no documentário. A produtora Priscila Araújo acompanhou de perto o processo e conta como esse evento foi relevante para o debate do tema na produção audiovisual.

“Durante a abertura da colheita, tivemos a oportunidade de entrevistar o presidente nacional da ProSoja, que veio participar no evento. Ele apresentou dados muito relevantes e destacou nosso Estado como um dos líderes no desenvolvimento da agricultura nessa área”, revelou Araújo.

Genor Facchio é sojicultor e um dos destaques no documentário da ALE-RR. Ele afirma que a soja traz muitos benefícios não só para quem produz, mas para toda a cadeia produtiva. 

"A cultura da soja veio para ‘matar’ a fome do mundo, pois esse grão com pouco chuva consegue desenvolver de forma muito interessante e resistente. Além disso, é uma fonte importante de proteína e que é possível fazer uma infinidade de produtos a partir dela", ressaltou o sojicultor. 

O documentário “Soja: o ouro do lavrado” será veiculado às 13h30 desta segunda-feira (04), com reprises às 17h30, 20h e 22h30. A população pode conferir também, essa e as mais de 80 produções da emissora legislativa, por meio do canal do Legislativo no Youtube, procurando na plataforma por @assembleiarr.
 
Ficha Técnica da Produção: 
 
- Reportagem: Willians Dias 
- Produção: Willians Dias e Priscila Araújo 
- Imagens: Emackson Sarmento e Luis Garcia 
- Apoio Técnico: Ralyson Ramires 
- Drone: Ralyson Ramires e Luis Garcia 
- Edição de Imagens: Eduardo Maduro 
- Edição de Texto: Camila Dall’Agnol 
- Revisão: Camila Dall’Agnol 
- Diretor de Programação: Bruno Almeida 
- Diretora de TV e Rádio Assembleia: Camila Dall’Agnol 
- Superintendente de Comunicação: Sonia Lucia Nunes

ANDERSON CALDAS
Categoria:TV e Cinema

Deixe seu Comentário