“PALASITO”: Curta de ficção roraimense será destaque no Sesc Amazônia das Artes

O filme já passou por 15 festivais de cinema pelo Brasil e por outros países, como Reino Unido, França, Estados Unidos, Alemanha, África do Sul, Holanda, Itália e Índia / Foto: Reprodução Palasito /

O premiado curta-metragem de ficção científica produzido em Roraima “Palasito” será uma das atrações na Mostra de Cinema da 14ª edição do Sesc Amazônia das Artes. Com direção de Alex Pizano e produção da Biosphere Records Audiovisual e coprodução da Platô Filmes, o filme será exibido na próxima segunda-feira (14), a partir das 19h30, no CineSesc – Mecejana. Entrada gratuita.

Filmado em novembro de 2019 na região de Uiramutã e lançado oficialmente em dezembro de 2021, “Palasito” apresenta os conflitos entre um grupo de pesquisadores em torno de um artefato vindo do espaço. Sob uma estética que remete a obras icônicas de John Carpernter – inclusive a trilha sonora –, além de ter forte inspiração nos contos de H.P. Lovecraft, a obra alia o sobrenatural a nuances de crítica sociopolítica.

Com esses e outros elementos, “Palasito” já passou por 15 festivais de cinema pelo Brasil e por outros países, como Reino Unido, França, Estados Unidos, Alemanha, África do Sul, Holanda, Itália e Índia. Para Pizano, é importante que todos prestigiem o filme, valorizando a cultura local, especialmente a produção audiovisual no Estado, que só tem melhorado com o passar dos anos.

“É uma boa oportunidade para quem ainda não assistiu ao nosso curta poder prestigiá-lo na tela grande do cinema. E, claro, para quem já assistiu, é uma boa para poder reassisti-lo. É uma obra genuinamente roraimense, feita com muito carinho e amor pela nossa arte regional e eu conto com a presença de todos”, afirmou o cineasta.

Ao final da exibição, haverá um bate papo com o público para discutir sobre a obra. Além de Roraima, o filme também estará em outros estados brasileiros da região norte ao longo do mês de agosto, dentro do circuito Sesc Amazônia das Artes.  

O evento

O projeto Sesc Amazônia das Artes está em sua 14ª edição, contribuindo na circulação e intercâmbio da produção cultural da Amazônia. Em Roraima, ocorre desde o dia 1º de agosto, com apresentações de diferentes grupos do Brasil, nos segmentos da música, dança, teatro, circo, artes visuais e cinema.

Além de impulsionar o cenário artístico da região amazônica, o circuito promove ao público a vivência de movimentos culturais regionais, a interatividade, acessibilidade à diversidade de linguagens artísticas e a integração sociocultural, consolidando-se como uma das mais importantes iniciativas de manifestações artísticas fora dos grandes centros urbanos.

Fazem parte desta edição os departamentos regionais do Sesc do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins – estados que compõe a área que corresponde à Amazônia Legal, tendo o Departamento Regional do Piauí como convidado, em virtude da identificação com o cenário social e cultural da região e de sua proximidade geográfica.

Ficha Técnica:

Ano: 2021
Duração: 25 minutos
Gênero: Suspense / Ficção Científica
Elenco: Loredana Kotinski, Gustavo Andrade, Orib Ziedson, Fabiana Stefnne, Leo Tarolla, Luciano Torres, Quesia Pereira.
Realização/Produção: Biosphere Records Audiovisual
Coprodução: Platô Filmes
Direção/Roteiro: Alex Pizano
Produção Executiva/Assistente de Direção: Cláudio Lavôr
Direção de Fotografia: Adriana Duarte Bencomo
Produtora de Set: Lucy Ferraz
Imagens Aéreas: Thiago Briglia
Efeitos CGI: Gideon Serique
Montagem/Edição/Finalização: Alex Pizano
Continuístas: Artur Gabriel e Lucy Ferraz
Trilha Sonora Original: Cláudio Lavôr
Fotografia Still: Márcio Lavôr
Make Effects: Lucy Ferraz
Maquiagem: Rosineide Lopes
Platô: Michel Nascimento
Design de Produção/Figurino: Alex Pizano e Cláudio Lavôr
Som Direto: Cláudio Lavôr
Assistentes de Som Direto: Lucy Ferraz e Michel Nascimento
Desenho de Som/Edição e Mixagem de Som: Cláudio Lavôr
Assistente de Edição e Mixagem de Som: Klaus Kirk Lavôr

FÁBIO CAVALCANTE
Categoria:TV e Cinema

Deixe seu Comentário