ANCESTRALIDADE NEGRA: TV Assembleia exibe musical ‘Dandara na Terra dos Palmares’ nesta terça-feira, 25

Espetáculo infantojuvenil baiano marca o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha / Foto: Divulgação /

A TV Assembleia, canal 57.3 exibirá nesta terça-feira (25), Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, a partir das 13h30, com reprise às 17h e às 20h, o espetáculo infantojuvenil ‘Dandara na Terra dos Palmares”, produzido pela Arte Sintonia Companhia de Teatro. O musical aborda o racismo estrutural no Brasil e resgata a ancestralidade negra.

“Nós temos esse compromisso de pautar nossa programação pelo respeito à diversidade, à pluralidade. A emissora legislativa entende a necessidade de promover o debate antirracista, precisamos somar esforços que demonstrem que esse debate é presente, é constante e que diz respeito à toda a sociedade”, ressalta a superintendente de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima (SupCom/ALE-RR), Sônia Lúcia Nunes.
 
O enredo da peça gira em torno da menina Dandara, que após vivenciar, de forma cruel, o racismo na escola, passa a se questionar e rejeitar sua origem e o próprio nome, história que se confunde com a de muitas outras meninas negras no Brasil. Com linguagem lúdica e poética, o espetáculo baseado na vida da heroína Dandara dos Palmares, promove a consciência e valorização da cultura negra, além da reflexão acerca da questão racial no país.

“A construção desse espetáculo, feito por pessoas pretas, nessa perspectiva de acessar o público negro feminino, mas, principalmente, infantojuvenil, por acreditarmos que as crianças e jovens são o futuro do país. A gente precisa alcançar esse público para trabalhar a consciência racial. Dandara na Terra dos Palmares se baseia nas memórias que ao longo do tempo foram apagadas e que a gente vem reconstruindo, recapturando, resgatando, através do teatro, da música, da dança, da literatura”, disse Natalyne Santos, que divide a direção musical, canções e arranjos da peça soteropolitana com Emille Lapa.
 
A diretora destaca que na cidade Salvador-BA, onde a Arte Sintonia Companhia de Teatro nasceu, este é um mês em que o protagonismo e a importância da mulher negra na sociedade são intensamente debatidas e enfatizadas. “Agora, no Julho das Pretas, acontece uma programação bastante extensa com relação às mulheres negras e todos os seus enfrentamentos. E Dandara na Terra dos Palmares aborda a ancestralidade, fortalece a autoestima e possibilita às crianças e adolescentes, compreender, valorizar e aceitar suas origens”, pontuou.
 
Conforme a superintendente de Comunicação, Sônia Lúcia, essa não é a primeira parceria firmada com companhia de teatro soteropolitana, composta apenas por atores negros e que traz no repertório musicais para todas as idades. “Em 2021, nesse mesmo dia, a TV Assembleia exibiu o musical ‘Se Acaso Você Chegasse’, que narra acontecimentos da vida da cantora Elza Soares, dando voz às vivências da negritude”, completou.  
 
Ficha técnica do espetáculo infantojuvenil ‘Dandara na Terra dos Palmares’: 

Texto e produção: Antônio Marques
Direção artística, cenário e figurinos: Agamenon de Abreu
Canções, arranjos e direção musical: Emille Lapa e Natalyne Santos
Direção de movimento: Cristiane Florentino
Encenação: Maria Alice Xavier, Yandra Góes, Denise Correia, Gilson Garcia, Leonardo Freitas, Diogo Lopes Filho e Natalyne Santos
Preparação vocal: Manuela Rodrigues
Iluminação e operação de luz: Luciana Liege
Vídeo e fotografia: Anderson Soares
Áudio mídia: Lívia França
Concepção de maquiagem: Lívia França e Agamenon de Abreu
Adereços: Agamenom de Abreu, Zoíla Barata, Sueli Garcia, Ricardo Vieira, Natalyne Santos e Gilson Garcia
Crochês: Maria da Paz
Cenotecnia e costura de cenário: Agnaldo Queiroz, Adriano Passo, Cássio Vieira (Tomate) e George Santana
Modelagem e costura: Guida Maria e Lucinha Lopes
Aquarela de Dandara: Agamenon de Abreu
Assessoria jurídica: Arlane Abreu
Assessoria de imprensa: Biz Comunicação Integrada

DA REDAÇÃO
Categoria:TV e Cinema

Deixe seu Comentário