PROJETOS CULTURAIS, LEI PAULO GUSTAVO: Superintendência de Programas Especiais muda local de workshop

Mudança ocorreu devido à alta procura de interessados; o novo local é na Escola Lobo D’Almada, entre 5 e 16 de junho, das 18h30 às 21h30 / Foto: Ascom/Seed /
 
Devido à grande procura na capital de interessados em participar da oficina gratuita “Projetos Culturais, Lei Paulo Gustavo – Contribuindo com os novos rumos da cultura de Roraima”, que ocorre entre 5 e 16 de junho, das 18h30 às 21h30, a Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) dobrou a oferta inicial e quatro turmas serão contempladas. Com isso, o workshop, que inicialmente seria na Escolegis (Escola do Legislativo) do Liberdade, mudou para a Escola Lobo D’Almada, avenida Benjamin Constant, 1453, Centro.
 
“Foram ofertadas 30 vagas, mas fomos surpreendidos com um grande volume de inscrições em Boa Vista, havendo a necessidade de mudar de local e ampliar o número de turmas, com 25 participantes, cada”, informou o superintendente de Programas Especiais em exercício, Pablo Sérgio Bezerra.
 
Ele destacou que todos os produtores, artistas e interessados no setor e na aplicação da lei, que se inscreveram, farão as oficinas. “Estamos selecionando por ordem de inscrição, então, aqueles que não forem contemplados nesta primeira etapa, podem ficar tranquilos, pois abriremos novas turmas posteriormente”, afirmou Bezerra.   
 
As inscrições ocorreram entre 1º e 3 de junho no site da Assembleia Legislativa (https://al.rr.leg.br/) e nas redes sociais Instagram e Facebook (@assembleiarr). Todos os participantes receberão certificado de conclusão de 30 horas.
 
O objetivo da jornada técnica, de acordo com o superintendente, é atender à demanda dos artistas por apoio especializado, a fim de simplificar a submissão de projetos para solicitação dos recursos.
 
“O grande gargalo da participação dos artistas nos editais é a elaboração do projeto. Com orientação do nosso presidente, Soldado Sampaio [Republicanos], fomos direcionados a ajudar os artistas, e a forma que achamos mais prática foi organizar essas oficinas. Por isso, fizemos esse formato de 30 horas, pois queremos que, ao final da capacitação, o indivíduo saia com o seu pré-projeto pronto, praticamente apto a participar da lei”, explicou.
 
Apoio continuado
 
A discussão sobre legislação e implementação de ações em fomento à cultura tem sido um dos compromissos da Assembleia Legislativa neste semestre. Em 20 de abril, a Superintendência de Programas Especiais promoveu o seminário “Novos Caminhos para a Cultura de Roraima”, tendo as leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2 (Lei 14.399/22) como temas centrais.
 
Em 29 de maio, a ALE-RR sediou o encontro de aplicação de recursos da Lei Paulo Gustavo, organizado pelo Ministério da Cultura (MinC) em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura (Secult-RR).

DA REDAÇÃO
Categoria:Política

Deixe seu Comentário