Hoje, 3 de junho, é o Dia da Conscientização contra a Obesidade Mórbida Infantil

Segundo a nutricionista pediatria da Creche da Fecomércio/RR, Karla Barone, a obesidade infantil se tornou um problema de saúde pública mundial e a pandemia agravou a situação / Foto: Ascom/Fecomércio/RR / 

Muitas crianças estão acima do peso no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, 9,4% das meninas e 12,4% dos meninos são considerados obesos, de acordo com os critérios adotado pela OMS – Organização Mundial da Saúde, para classificar a obesidade infantil. Até um terço das crianças e adolescentes pode conviver com a obesidade no Brasil, até 2035, segundo o Atlas Mundial da Obesidade 2023. 

A nutricionista pediatria da Creche da Fecomércio/RR, Karla Barone, afirma que a obesidade infantil se tornou um problema de saúde pública mundial e a pandemia agravou a situação.

“Durante o isolamento, a falta de atividades físicas e o aumento do consumo de produtos industrializados, fast food, doces e guloseimas, fizeram crescer os números da obesidade infantil. Os pais devem ficar atentos para evitar problemas mais sérios de saúde no futuro, como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, diabetes e colesterol alto”.

Para prevenir, a conscientização ainda é o melhor tratamento. Os cuidados devem começar cedo e toda a família precisa se esforçar e estar junto com a criança para evitar os excessos e uma alimentação não recomendada.

As dicas da nutricionista Karla Barone são: “primeiro, evitar o excesso de industrializados e quando for usar prestar atenção no rótulo, evitando alimentos com muito açúcar; em segundo, exercício físico. É importante movimentar o corpo e gastar energia; e em terceiro, fazer uma alimentação balanceada e sempre que possível colocar frutas, legumes e verduras na rotina alimentar das crianças”.

Ainda de acordo com a nutricionista, existem os “industrializados do bem” que podem ser consumidos, como os biscoitos integrais, leites vegetais e os sucos integrais.

Na Creche da Fecomércio, no bairro Operário, a preocupação com a alimentação saudável e nutritiva começa no primeiro ano na escola.

“É nessa fase da vida que começamos a apresentar novos sabores e texturas as crianças. Na creche Carlos Roberto da Costa a nossa nutricionista pediátrica prepara os cardápios com ingredientes nutritivos, orienta a equipe da cozinha e dá dicas de alimentos sadios para serem enviados na lancheira dos pequenos. Estamos preocupadas com as restrições alimentares e cuidamos dos mínimos detalhes para ajudar os pais na alimentação das crianças, para evitar obesidade e outros problemas de saúde”, destaca a diretora da creche e superintendente do Instituto Fecomércio/RR, Socorro Galvão.

IARA BEDNARCZUK
Categoria:Saúde

Deixe seu Comentário