2ª EDIÇÃO: Assembleia Legislativa sedia mostra fotográfica ‘Olhares do Passado e do Presente da Terra Roraimense’

Exposição, com imagens feitas pelos fotógrafos e cinegrafistas da Casa Legislativa, ocorre de 5 a 30 de junho, no Espaço Cultural Maria Luiza Vieira Campos / Foto: Eduardo Andrade /
 
A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) promove a II edição da mostra fotográfica “Olhares do Passado e do Presente da Terra Roraimense” no Espaço Cultural Maria Luiza Vieira Campos, localizado no hall de entrada do prédio. Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a exposição, que reúne imagens capturadas pelos fotógrafos e cinegrafistas da Casa Legislativa, estará aberta ao público de 5 a 30 de junho, das 8h às 18h.
 
O espaço cultural legislativo inaugurado em 2021 já foi palco de várias exposições e manifestações culturais que democratizam o acesso à cultura. “Nessa mostra, a ideia é utilizar a fotografia para reavivar nas pessoas o espírito de preservação. Que a gente perceba a necessidade de cuidar do meio ambiente, tanto nas áreas naturais ainda intactas, ou na cidade”, disse o presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos).
 
Sob iniciativa da Superintendência de Comunicação da ALE-RR e coordenação da Diretoria de Relações Institucionais, a mostra exibe imagens dos servidores Abraão Borges, Alfredo Maia, Eduardo Andrade, Jailson Sousa, Marley Lima, Erbson Riller e Rondinele Esbell.
 
“A Assembleia Legislativa abre suas portas para a segunda edição desta mostra em comemoração à Semana do Meio Ambiente. Essa é uma forma do Poder Legislativo proporcionar, por meio da fotografia, um encontro singelo com a natureza e nos fazer refletir sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente, a fim de contribuir verdadeiramente para a sua transformação e conservação”, esclareceu Adriana Cruz, diretora de Relações Institucionais da ALE-RR.
 
Paisagens e alertas
 
São 28 fotografias que revelam as belezas naturais roraimenses e a interação do homem com a natureza. Além disso, as imagens são acompanhadas de frases dos participantes, que têm o intuito de alertar sobre a importância da preservação ambiental.
 
Com 17 anos de profissão, Eduardo Andrade, 44, se diz orgulhoso de compartilhar seus cliques particulares no local de trabalho e sobre a necessidade de cuidar adequadamente do meio ambiente, pois a vida depende dele.
 
“Temos que cuidar bem da vida e não há vida sem as nossas árvores, sem o nosso meio ambiente. Como fotógrafo, é gratificante ter nossas fotografias expostas, para que todos aqueles que transitam na Assembleia Legislativa possam conhecer um pouquinho do trabalho que fazemos, além das coberturas das matérias e das sessões plenárias”, afirmou.
 
Aqueles que não puderem comparecer à exposição, terão a oportunidade de visitá-la virtualmente no site do Parlamento (https://al.rr.leg.br/).
 
Espaço Cultural
 
O Espaço Cultural Maria Luiza Vieira Campos, criado pela ALE-RR, tem como objetivo registrar momentos históricos do Legislativo e dar visibilidade a atividades educativas, artísticas e científicas realizadas no Estado. Desde 2021, o local tem sido palco de exposições fotográficas que abordam o protagonismo feminino no Poder Legislativo, a campanha Outubro Rosa, o meio ambiente e expressões culturais, como a capoeira promovida pelo Instituto Biriba.
 
Quem são os autores
 
- Abraão Borges é amazonense tem 53 anos e há mais de 20 atua na área. Para ele, a fotografia “congela um momento”. O interesse pela foto começou após perceber que poderia usar a câmera como uma “máquina do tempo” e guardar os momentos registrados. Borges acredita que o Estado deveria investir mais em cultura, preservação e conservação de prédios públicos antigos;
 
- Alfredo Maia é amazonense, tem 61 anos, dos quais 48 são dedicados à fotografia. A paixão pelas fotos surgiu por meio de um cunhado que era fotógrafo do Exército e o apresentou a esse mundo. Antes de atuar na Assembleia, Maia trabalhou em diversos veículos de comunicação em outros em Roraima e outros estados, além de fotografar oficialmente para os ex-governadores Ottomar de Souza Pinto e José de Anchieta Júnior. Segundo ele, natureza, paisagens e pores do sol estão entre seus registros prediletos. Maia contou que escolheu as imagens pelo que elas representaram quando foram tiradas e pela impressão que causam em quem as vê. Maia ganhou diversos prêmios, entre eles, o de Jornalismo Gigi Martins, na categoria fotografia, na década de 1990; 
 
- Eduardo Andrade é carioca, tem 43 anos, trabalha como jornalista fotográfico há mais de 17 anos. De acordo com ele, seu forte é voltado às ações que desencadeiam o fotojornalismo. Entretanto, registra “de tudo um pouco”. Andrade escolheu expor uma imagem que reproduz lixo espalhado em área imprópria, como forma de conscientizar a população a não jogar resíduos nesses locais. Ele também foi um dos vencedores da premiação “Mostra Fotográfica 9 de Julho”, em 2019, na categoria preto e branco;
 
- Erbson Riller gosta de fotografar de tudo um pouco, como pessoas, objetos, paisagens e animais. Há dez anos o roraimense cultiva esse hobby e prefere capturar poses espontâneas, como momentos de surpresa, um sorriso, um olhar de admiração e outras emoções. O primeiro contato com a fotografia aconteceu ao ler uma revista especializada nesta área e já foi colecionador da revista Fotografe Melhor na década de 90. Tem 28 anos como repórter cinematográfico em Roraima. Atualmente atua na Assembleia Legislativa de Roraima.  É jornalista, casado, tem 49 anos e pai de seis filhos.
 
- Jailson Sousa, conhecido “JaJá”, tem 29 anos, é roraimense, formado em Design Gráfico e coleciona dez anos de experiência em diagramação, web designer e arte finalista. Tem como hobby a fotografia e coleciona imagens da natureza de Roraima, considerando que gosta de trilhar. É servidor da Diretoria de Relações Institucionais da Superintendência de Comunicação, integrante da Diretoria Executiva - Assepol (Associação dos Servidores do Poder Legislativo de Roraima) e ganhou o Prêmio Sebrae Jornalismo 2022 na categoria Web Site;
 
- Marley Lima é o mais jovem entre os fotógrafos da Casa. Natural de Boa Vista, tem 32 anos de idade e 7 de estrada. É casado, tem um filho e, segundo ele, fotografias publicitárias, da natureza e fotojornalismo são as que mais o agradam. E participar da segunda edição da mostra fotográfica da ALE-RR, reforça, na opinião de Lima, a importância de preservar recursos naturais para as gerações futuras, promovendo a consciência ambiental;
 
- Rondinele Esbell é roraimense, tem 43 anos e há 26 trabalha na captura e registro de imagens. É cinegrafista profissional desde os 18 anos e há 14, exerce suas atividades na Assembleia Legislativa. Começou ainda menor de idade na função de assistente de câmera na extinta TV Caburaí. Já trabalhou em emissoras como a TV Amazon Sat em Manaus onde percorreu vários Estados da Região Norte e vislumbrou paisagens naturais pouco exploradas. Em 1998, juntamente ao Exército Brasileiro, registrou a expedição que, anos mais tarde, reconheceria o Monte Caburaí como o ponto mais alto ao Norte do País. É apaixonado por cinegrafia e fotografia e tem o sonho de trabalhar em produções cinematográficas.

SUELLEN GURGEL
Categoria:Arte e Cultura

Deixe seu Comentário