IFRR divulgada programação comemorativa do aniversário de 30 anos

Cada uma das cinco unidades de ensino do IFRR preparou uma programação para o aniversário / Foto: Ascom IFRR /

Neste mês, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) celebra 30 anos de atuação em Roraima. Para comemorar as três décadas de implantação no estado, foi preparada uma vasta programação, que se inicia esta semana.

Com cinco unidades de ensino, o IFRR atua na Capital e no interior do estado por meio dessas unidades (campi) e dos polos de educação a distância (EAD). Cada unidade preparou uma programação para o aniversário. Confira:

CAB

No dia 3 de junho, o Campus Avançado Bonfim (CAB) realiza o tradicional Arraial do CAB, que este ano tem como palco a sede de Normandia, onde há cerca de 100 alunos do IFRR. Eles foram beneficiados pelos acordos de cooperação técnica entre o instituto e a Secretaria de Educação do município. A festa ocorre no Espaço do Caçula, com previsão para começar às 18 horas.

Além de comemorar o aniversário do IFRR, o evento visa fomentar a economia local, a interação entre a comunidade e a instituição, e ainda ajudar os estudantes na arrecadação de recursos para a formatura. Na programação, além da venda de alimentos, terá bingo, barraca de pescaria, barraca do amor, escolha da Rainha Caipira 2023 e atrações musicais.

CAM

Já no dia 7 de junho, é a vez do Arraial do Campus Amajari (CAM), que ocorre no centro de convivência da unidade, a partir das 17 horas. Na programação haverá bingo, brincadeiras, venda de comidas típicas, concurso de forró pé de serra e atrações musicais. A festa é aberta para toda a comunidade. O campus está localizado na Rodovia Antonino Menezes da Silva (antiga RR 342), na Vila Brasil, sede do Amajari.

CNP

Em julho, a programação de aniversário continua. No dia 1.º, o Campus Novo Paraíso (CNP), localizado no sul do estado, realiza o Arraial Comunitário na unidade, com início às 16 horas. O evento contempla o IF Comunidade e a Festa de São João ao mesmo tempo.

A programação conta com atendimento à comunidade, stands de serviços agropecuários, jurídicos e de saúde. No arraial terá apresentações culturais e de quadrilhas, bingo e barraca de comidas típicas. Além da festa, o CNP pretende inaugurar mais 2 alojamentos para os estudantes e 3 poços, além de reinaugurar o ginásio de esportes da unidade, recém-reformado.

CBV

O Campus Boa Vista (CBV) programou o Baile de Egressos para a comemoração, o qual vai reunir ex-alunos numa grande festa. O evento ocorre no dia 8 de julho, no espaço nobre da unidade, a partir das 20h30.

NOVO SITE

No dia 20 de junho, será feito o lançamento do novo site do IFRR. O novo portal utiliza a mesma identidade visual do Govbr e possui integração com o Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) na sincronização dos cursos, das unidades e de quem é quem na instituição. Com busca otimizada, irá receber uma seção para documentos e integração com o sistema de processos seletivos, vestibulares e concursos públicos, o que reduzirá o retrabalho, facilitando a divulgação dos processos.

EXPOSIÇÃO

De 26 a 30 de junho, ocorre a exposição “História do IFRR”, com fotos e registros dos 30 anos da instituição em Roraima. A exposição será no hall do Pátio Roraima Shopping, no Bairro Cauamé. Além da mostra, durante a realização desta, os estudantes dos cursos da área de saúde do Campus Boa Vista (CBV) estarão oferecendo serviços como aferição de pressão arterial, medição de glicemia, exposição de métodos contraceptivos, distribuição de folders informativos, e muito mais.

CORRIDA DO IFRR

A programação de aniversário encerra-se no dia 16 de julho com a Corrida do IFRR. O percurso de 5 quilômetros é aberto para a participação do público em geral, mediante inscrição.  Além da corrida, haverá a caminhada, com percurso de 3 quilômetros, ambas com saída do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO). Outras informações de como participar serão divulgadas posteriormente.

Segundo a reitora do IFRR, professora Nilra Jane Filgueira, este é um momento de grande alegria para a instituição.

“Estamos organizando com muito carinho uma programação bem especial. Esta data merece, e vamos caprichar. São 30 anos fazendo história na educação do nosso estado, atuando no ensino, pesquisa, extensão e inovação em todos os municípios. Temos muito orgulho de fazer parte dessa história, e toda a programação irá envolver estudantes, servidores ativos e aposentados, egressos e todos que contribuem para o desenvolvimento da nossa instituição”, declarou.

Nas páginas do IFRR no Instragram, no Facebook e no YouTube, o público poderá encontrar outras informações sobre a programação, além de fotos e vídeos dos 30 anos.

HISTÓRICO

O IFRR iniciou as atividades no estado como Escola Técnica Federal, em 30 de junho de 1993. Quase 10 anos depois, no ano de 2002, passou a atuar como Centro Federal de Educação Tecnológica de Roraima (Cefet-RR).

Em 2008, por meio da Lei Federal 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, se transformou em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR).

Atualmente, a instituição é constituída pela Reitoria e pelos Campi Boa Vista (CBV), Novo Paraíso (CNP), Amajari (CAM), Boa Vista Zona Oeste (CBVZO) e Avançado Bonfim (CAB).

DA REDAÇÃO
Categoria:Educação

Deixe seu Comentário