Player
Tocando Agora
Carregando...

Mãe não encontra vacinas nem vacinadores em UBSs de Boa Vista

Publicada em: 03/07/2026 21:03 -

O vereador Ítalo Otávio disse que a queixa não é novidade e que formalizará denúncia no Ministério Público na segunda-feira (6) / Foto: Divulgação /

Uma mãe teve que fazer uma verdadeira peregrinação nesta sexta-feira (3) em várias unidades básicas de saúde (UBSs) de Boa Vista, em busca de vacinas para sua filha de 6 meses de idade e não encontrou. Também em pelo três unidades (Asa Branca, Sílvio Leite e Buritis) não havia vacinador de plantão.

"Eu fui em três postos e voltei para casa sem vacinar meu filho. Um absurdo isso. E o pior é que não tem um telefone no local para a gente ligar antes. Eu me mudei aqui para Boa Vista há pouco tempo, vim de Palmas, e lá eles têm até WhatsApp para deixar as pessoas informadas e não precisar sair à toa de casa", desabafou a mulher, que pediu anonimato.

O vereador Ítalo Otávio (Republicanos) disse que já tinha conhecimento dessa reclamação e que já está tomando providências para cobrar explicações. "Eu vou protocolar um ofício na prefeitura na segunda-feira [6] com encaminhamento para o Ministério Público. Essa queixa não é novidade", afirmou.

Aos 6 meses, o bebê deve receber as 3ª doses da Pentavalente (contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite), da VIP (Poliomielite), da Pneumocócica e da Rotavírus. Também é a fase de iniciar a vacinação contra a Covid-19 (dependendo do fabricante) e a vacina Influenza (gripe).

Problema recorrentes

Problemas na saúde municipal não são exclusivas da gestão do prefeito Marcelo Zeitoune (PL). Na gestão do ex-prefeito Arthur Henrique (PL) na Prefeitura de Boa Vista (2021-até abril de 2026) denúncias e reclamações sobre esses problemas eram recorrentes.

Em janeiro de 2026 (ainda sob influência da gestão Arthur Henrique, tendo renunciado em abril), houve denúncias públicas de falta de vacinas em pelo menos cinco UBSs, incluindo a Edna Bezerra Diniz (no bairro Aeroporto). 

Uma mãe relatou que o refrigerador de armazenamento estava quebrado havia semanas, e ela precisou rodar várias unidades sem sucesso. A Prefeitura mencionou "adequações operacionais". Houve queixas semelhantes em outras UBS, como Arco-Íris, ligadas a problemas de refrigeração.

No Hospital da Criança Santo Antônio, denúncias de falta de medicamentos, como o antibiótico Meropenem (essencial para infecções graves por bactérias resistentes). O vereador Prof. Dr. Thiago Reis (PSD) denunciou o problema publicamente, alertando para riscos a crianças internadas.

Em 2022, o Ministério Público de Roraima (MPRR) abriu inquérito para investigar falta de médicos no hospital. O Ministério Público de Contas MPC/RR também cobrou medidas para normalizar atendimentos no início da gestão de Arthur Henrique.

Outro lado

A Reportagem questionou a prefeitura sobre a reclamação de falta de vacinas e vacinadores nas UBSs, mas não obteve retorno até o fechamento da matéria.

WIRISMAR RAMOS - da Redação (e-mail: opinativa.net@gmail.com)

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...