Tocando Agora: ...

Organizações da sociedade civil lançam a 2ª etapa do Projeto Diálogos pela proteção de crianças e adolescentes em Roraima

Publicada em: 02/02/2026 10:14 -

A Terceira Reunião Ampliada do FDCA ocorreu nos dias 30 e 31 de janeiro, na comunidade indígena de Campo Alegre, área rural de Boa Vista / Foto: Divulgação /

A comunidade indígena de Campo Alegre, na região do Passarão, distante 50 km da capital de Boa Vista, Roraima, recebeu por dois dias (30 e 31 de janeiro) a Terceira Reunião Ampliada do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima (FDCA).

Cerca de 42 lideranças, representando 27 organizações do estado que atuam no SGDCA, participaram no primeiro dia de uma reunião ampliada administrativa. No dia seguinte, ocorreu o lançamento da segunda etapa do Projeto Diálogos, promovido pelo FDCA, que reuniu no malocão comunitário mais de 200 pessoas entre participantes, moradores da comunidade e convidados das instituições governamentais e parceiros.

Na pauta da reunião do primeiro dia, a revisão do Regimento Interno, ingresso de novas organizações da sociedade civil, aprovação do planejamento com o calendário 2026 e a eleição da nova composição da Coordenação Executiva Estadual do FDCA Roraima, para mandato de dois anos. A nova gestão colegiada será composta por 21 membros, com um coordenador em cada município além do administrativo composto por três titulares e três suplentes.

O professor, jornalista e ativista dos direitos humanos Paulo Thadeu Franco das Neves, foi eleito coordenador do fórum. Eleitos como vice-coordenador o radialista e jornalista João Pinheiro e, para a Secretaria, a artista e ativista de direitos humanos Gabriela Gomes da Silva. As suplências foram preenchidas por Marinalva Silva, Diego Lopes e Sylvia Cantanhede.

Das quinze representações municipais, o fórum aprovou de imediato os representantes nos seguintes municípios: Boa Vista (Jean Farias), Iracema (Sandra Souza), Caracaraí (Alexandro Ribeiro), Normandia (Nádia Ambrósio), Amajari (Aldenizia Laranjeira), Caroebe (Alessandra Bezerra), Cantá (Elisangela Sarmento), Pacaraima (Leomar Leão Pereira), Uiramutã (Raimundo Moura), Alto Alegre (Dierson do Nascimento), Bonfim (Elinete Carlos) e Mucajaí (Alaélcio da Silva Coutrin). Os nomes dos representantes nos municípios de Rorainópolis, São João e São Luiz do Anauá ainda estão sendo avaliados.

Diálogos: conectando saberes e fortalecendo os Territórios nas comunidades indígenas, do Campo e da periferia

Segundo a coordenação do Fórum DCA, o Projeto Diálogos teve início em 2023 e tem como finalidade fortalecer a articulação, o debate público e a incidência política em defesa dos direitos de crianças e adolescentes com pauta em direitos humanos no estado de Roraima. 

“O projeto se fundamenta no princípio da proteção integral, conforme o ECA, e na prioridade absoluta das políticas públicas voltadas às infâncias e adolescências. Integrado à rede do Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (FNDCA), o projeto busca criar espaços permanentes de escuta, reflexão, formação, pesquisa e mobilização social, reunindo organizações da sociedade civil, movimentos sociais, conselhos de direitos, conselhos tutelares, poder público e demais atores do SGDCA”, disse  o coordenador do fórum, Paulo Thadeu.

Ele afirmou ainda que o estado de Roraima enfrenta desafios significativos relacionados à garantia de direitos de crianças e adolescentes, agravados por contextos de vulnerabilidade social, migração forçada e violações de direitos humanos, especialmente envolvendo populações indígenas, migrantes, do campo e da periferia.

“Nessa segunda etapa que iniciamos em 2026, soma-se a isso a necessidade de maior efetividade das políticas públicas nas áreas de proteção social, educação, saúde e enfrentamento às violências. Nesse cenário, o projeto nessa segunda etapa se apresenta como uma estratégia fundamental para ampliar o controle social, fortalecer a articulação interinstitucional e qualificar o debate público, contribuindo para a construção coletiva de soluções e o fortalecimento da democracia participativa”, pontuou Thadeu.

Parceria para efetivação

A coordenação do Fórum DCA Roraima, em nota agradeceu o apoio das seguintes instituições que colaboraram para a realização dessa terceira reunião ampliada: Instituto Federal de educação, Ciência e tecnologia de Roraima (IFRR), Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) e Fundação estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Roraima (Femarh).

Na reunião, estiveram presentes a representação dos conselhos tutelares dos municípios de Alto Alegre, Amajari, Caroebe, Cantá, Boa Vista, Uiramutã e das organizações como Associação dos Estudantes de Roraima (Assoer), Grêmio Estudantil Lobo D`Almada, Grêmio Estudantil Maria das Neves Rezende, Comitê de Participação de Adolescente (CPA) Estadual e Municipal de Boa Vista, Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Roraima (Sinjoper), Pastoral da Criança coordenação estadual e municipal de Mucajaí, Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares de Roraima (Aceterr, Organização das Mulheres Indígenas de Roraima (Omir), Associação Indígena Warao, Associação Brasileira de Capoeira (Gaditas), Associação Norte Amazônia de Apoio a Pessoas com Fissura Labiopalatina (Amazonfin), Sociedade de Defesa dos Indígenas Unidos de Roraima (Sodiurr), Associação dos Povos Indígenas de Roraima (Apirr), Sociedade para o Desenvolvimento Comunitário E Qualidade Ambiental Taurepang, Wapichana e Macuxi (TWM), Cáritas Diocesana de Roraima, Associação das Mulheres Camponesas do Lavrado (AMCL), Associação dos Pais e Mestres da Creche Municipal Jessyca Chistine Carvalho da Cruz (Pacaraima), Associação de pais e Mestres do Colégio Estadual Militarizada Ovídio Dias de Souza (Amajari) e  Associação Kamuu Kandan.

A próxima reunião ampliada do Fórum DCA, segundo a coordenação, será realizada no mês de julho, na região do campo denominado de Projeto de Assentamento Nova Amazônia, há 35 km da zona urbana de Boa Vista.

DA REDAÇÃO

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...