Tocando Agora: ...

EM 72 HORAS: Polícia Civil prende três homens por violência contra mulheres e descumprimento de medida protetiva

Publicada em: 18/10/2025 18:24 -

Os homens foram presos em Boa Vista, preventivamente entre quarta (15) e sexta-feira (17) / Fotos: Ascom/PCRR /

Em ações distintas realizadas pela PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio da Polinter (Delegacia de Polícia Interestadual), foram cumpridos, em um intervalo de 72 horas, três mandados de prisão em desfavor de R.C.S., de 31 anos, A.P.D.S., de 31 anos, e V.R.S., de 41 anos. Os homens foram presos em Boa Vista, preventivamente, por descumprimento de MPU (Medida Protetiva de Urgência), todas relacionadas a casos de violência doméstica e familiar contra mulheres.

As prisões foram coordenadas pelo delegado titular da Polinter, Alexandre Matos, e pelo diretor interino do DOPES (Departamento de Operações Especiais), delegado Herbert de Amorim Cardoso, em cumprimento a determinações do 1º Juizado de Violência Doméstica e do Núcleo de Plantão Judicial e Audiências de Custódia do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima).

Primeiro caso

A primeira prisão cumprida pela Polinter foi em desfavor de V.R.S., na última quarta-feira, dia 15, no bairro Senador Hélio Campos, por descumprimento reiterado de MPU. A vítima, de 35 anos, registrou Boletim de Ocorrência no dia 12 de novembro de 2024. Ela relatou que o acusado fazia ameaças constantes, dizendo que não a deixaria em paz e que, caso fosse preso, retornaria. Afirmava ainda que, se ela não ficasse com ele, não ficaria com mais ninguém.

Segundo o relato, ele a procurava quase todas as noites, batendo em portas e janelas, fazendo ligações frequentes e tentando contato com amigos dela. O homem já havia sido preso anteriormente pelo mesmo motivo e, após ser solto há alguns meses, voltou a procurá-la por meio de redes sociais e pessoalmente, inclusive após a mudança de endereço da vítima.

Consta ainda que, em momentos de ciúmes, ele dizia que mataria a mulher e qualquer pessoa que estivesse com ela. Também enviava mensagens afirmando ouvir vozes que o mandavam matá-la e que não sabia como reagiria. A vítima informou ainda que o acusado apresentava episódios de agressividade, fazia uso de drogas e desrespeitava sistematicamente as medidas judiciais, inclusive tentando contato com a filha menor dela.

Com a quebra reiterada da MPU, o Poder Judiciário converteu a medida em prisão preventiva. O mandado foi cumprido pela Polinter.

Segundo caso

No dia 16, foi preso o segundo acusado de violência doméstica, A.P.D.S., no bairro Caranã. Ele também teve a prisão preventiva decretada após descumprir uma MPU concedida à ex-companheira, de 34 anos, com quem viveu maritalmente por três anos. Ela procurou a Polícia no dia 20 de maio deste ano e relatou que caminhava ao lado do pai, quando foi abordada pelo ex-companheiro, que lhe fez diversas ameaças.

Segundo depoimento prestado à polícia, o relacionamento sempre foi conturbado devido ao uso de drogas pelo acusado. A mulher afirmou que, por ser constantemente ameaçada, decidiu se separar dele. Apesar disso, o homem continuou a persegui-la e a ameaçá-la, dizendo que “enquanto ela tiver vida, tem que ficar com ele”.

Diante das ameaças, a vítima requereu a MPU contra A.P.D.S., que foi descumprida, resultando na decretação da prisão preventiva. Com o mandado expedido, a Polinter localizou e prendeu o acusado.

Terceiro caso

A terceira prisão foi de R.C.S.. Ele foi localizado no conjunto Cidadão, nesta sexta-feira, dia 17. O homem teve a prisão preventiva decretada após descumprir uma MPU solicitada pela própria mãe, de 57 anos e a irmã, de 22 anos. No dia 5 de outubro deste ano, a PMRR (Polícia Militar de Roraima) foi acionada via CICC (Centro Integrado de Comando e Controle) para verificar uma ocorrência de possível lesão corporal. O caso foi registrado em uma residência onde, segundo testemunhas, um homem teria ameaçado e agredido membros da própria família.

De acordo com informações da polícia, a mãe do acusado relatou que seu filho, R. C. S., chegou à residência visivelmente embriagado e, aparentemente, sob efeito de drogas. Ele teria iniciado uma série de ameaças contra os familiares utilizando uma faca.

A irmã do acusado estava em frente à casa quando R.C.S. ameaçou invadir seu quarto para furtar seus pertences. Diante da reação da irmã, que não respondeu às ameaças, ele a teria agredido puxando seu braço com força. A vítima, que possui um problema no membro, apresentou inchaço e relatou dor intensa após o ataque.

Na ocasião, tanto a mãe quanto a irmã afirmaram estar exaustas com o comportamento agressivo dele e solicitaram a MPU. Ainda segundo os familiares, o homem é integrante de uma facção criminosa e havia saído recentemente do sistema prisional. Elas também informaram que o acusado ameaçou matar todos os moradores da casa.

Diante dos fatos, o MPRR (Ministério Público de Roraima) se manifestou pela prisão preventiva do acusado, que foi deferida pelo Poder Judiciário e cumprida pela Polinter.

Os três acusados foram conduzidos até a sede da Polinter para formalização das prisões e apresentados em audiência de custódia. Posteriormente, foram encaminhados ao sistema prisional.

DA REDAÇÃO


Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...