O homem cumpria pena restritiva de direitos e tentou fraudar o registro de comparecimento obrigatório junto à unidade policial / Foto: Divulgação/PCRR /
A PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio da Delegacia de Caracaraí, prendeu em flagrante nesta terça-feira, dia 14 de outubro, o reeducando E. W. L. G., de 32 anos, pelo crime de falsidade ideológica (art. 299 do Código Penal). O homem cumpria pena restritiva de direitos e tentou fraudar o registro de comparecimento obrigatório junto à unidade policial.
De acordo com a delegada Ariane Zanette, responsável pela lavratura do APF (Auto de Prisão em Flagrante, o suspeito é reeducando da Vara de Execuções Penais e deveria se apresentar semanalmente na Delegacia de Caracaraí para assinar a folha de controle de frequência, um documento público que comprova o cumprimento da pena e é encaminhado ao juízo responsável.
A delegada relatou que, na segunda-feira, dia 13, o reeducando não compareceu à Delegacia, descumprindo sua obrigação semanal. Já na manhã do dia seguinte, 14 de outubro, ele chegou à unidade por volta das 9h30, fora do horário habitual de apresentação, que é às 8h.
“Logo após chegar, ele dirigiu-se à folha de frequência e, com o claro intuito de enganar o controle de fiscalização, assinou indevidamente o campo referente ao dia 13, registrando um comparecimento que não ocorreu. Em seguida, assinou novamente no espaço reservado à data de 14, inclusive lançando uma assinatura pós-datada no campo do período da tarde”, explicou a delegada.
Segundo Ariane Zanette, após realizar as falsificações, o homem deixou a delegacia sem autorização, o que levantou suspeitas.
“Quando os servidores responsáveis pela escala perceberam a irregularidade e informaram ao delegado Titular, Bruno Gabriel, foi determinado imediatamente que o reeducando fosse contatado e retornasse à unidade. Diante da constatação da fraude e dos indícios de autoria, foi dada voz de prisão em flagrante”, destacou.
Ainda segundo a delegada, a ação foi necessária para manter a legalidade, a transparência e o combate a qualquer tentativa de fraude dentro do serviço público.
"A Polícia Civil atuou com rigor e responsabilidade para garantir o respeito às decisões judiciais e a integridade dos processos legais. Nenhuma tentativa de burlar o sistema ou de atentar contra a fé pública será tolerada”, afirmou a delegada Ariane Zanette.
O acusado foi encaminhado para Audiência de Custódia.
__________________________________
Ação integrada das forças de segurança desarticula dois pontos de venda de drogas em Rorainópolis
Uma ação integrada das forças de segurança no sul do Estado coordenada pela PCRR (Polícia Civil de Roraima), envolvendo a Polícia Militar, Polícia Penal e a FiCCO (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado), resultou na desarticulação de dois pontos de venda de drogas e na prisão de três pessoas em flagrante, nesta terça-feira, dia 14, no município de Rorainópolis.
A operação, coordenada pela Delegacia de Rorainópolis com apoio do Departamento de Polícia do Interior (DPJI), faz parte das ações contínuas de enfrentamento ao crime organizado na região, com foco em combater o tráfico de drogas e devolver tranquilidade à população.
De acordo com o delegado titular de Rorainópolis, Hans Hellebrandt, o trabalho conjunto tem rendido resultados expressivos no combate à criminalidade.
“Temos intensificado o trabalho de combate ao crime organizado no sul do Estado. Desta vez, as forças de segurança realizaram uma operação no município de Rorainópolis que resultou no fechamento de duas bocas de fumo e na prisão de vários envolvidos com o tráfico de drogas. Essa é mais uma ação dentro das medidas contínuas de enfrentamento à criminalidade, com o objetivo de garantir mais segurança à população”, destacou o delegado.
Segundo Hellebrandt, durante as investigações, foram identificados dois pontos de venda de entorpecentes que utilizavam adolescentes para auxiliar na comercialização.
No primeiro local, foram presos D.S.S., de 23 anos, e a namorada dele, D.L.V., de 19. No imóvel, a equipe apreendeu 11 porções de skunk, 23 porções de pasta base de cocaína e uma quantia significativa de dinheiro. Também estavam no local duas menores de idade, uma delas portando drogas e dinheiro. Ambas foram conduzidas à delegacia, autuadas por uso de entorpecentes e liberadas após os procedimentos”, explicou o delegado.
A partir das informações levantadas na primeira diligência, as equipes monitoraram um segundo ponto de venda de drogas, onde foram encontradas novas porções de pasta base de cocaína, uma arma de fogo de fabricação caseira, três munições calibre 38 e dois celulares com registro de furto. No local, foi preso L.I.L.B., de 26 anos.
O delegado ressaltou que as forças de segurança seguirão unidas em ações de repressão ao tráfico e à criminalidade na região.
“A união das instituições é essencial para coibir o tráfico de drogas e outros delitos que ameaçam a tranquilidade da população. O trabalho conjunto vem fortalecendo a presença policial no sul do Estado, proporcionando mais segurança e garantindo paz aos cidadãos de Rorainópolis e municípios vizinhos”, finalizou Hellebrandt.
Todos os presos foram apresentados na Audiência de Custódia.
DA REDAÇÃO