Defensoria possui intérpretes cadastrados para acompanhar atendimentos / Foto: Ascom/DPE-RR /
“Eu venho de um passado marcado pela falta de acessibilidade. Ia aos lugares e não encontrava intérpretes. Hoje, poder chegar a um local e não enfrentar essa dificuldade é um sentimento de muita felicidade”, assim relatou a estilista Ruth Eliziário, ao ser atendida na Defensoria pública do Estado de Roraima (DPE-RR) com a presença de um intérprete de libras.
A DPE-RR possui credenciamento de profissionais especializados em tradução e interpretação da Lingua Brasileira de Sinais, garantindo um atendimento humanizado e efetivo aos assistidos.
Para João Santos, intérprete e professor de Libras, participar do credenciamento e colaborar diretamente com os atendimentos da Defensoria representa uma conquista para toda a comunidade.
“É uma grata satisfação participar do credenciamento da Defensoria Pública e poder proporcionar essa experiência às pessoas surdas, que vêm de um histórico de muitos desafios comunicacionais. Oferecer um atendimento especializado é de extrema importância, pois promove a acessibilidade e o direito linguístico, que são garantias fundamentais”, destacou.
O intérprete ainda reforça que a iniciativa da DPE-RR deve servir de exemplo para outras instituições públicas e privadas.
“Vejo esse tipo de credenciamento como uma ação muito importante e que deve inspirar outros órgãos. A acessibilidade precisa ser assegurada em todos os espaços, aqui em Boa Vista e em todo o país”, afirmou.
Realizando o atendimento, o chefe de gabinete Jefferson Lima Ferreira, destacou que a presença do intérprete torna o serviço mais eficiente e inclusivo.
“Eu já tenho mais de dez anos de experiência na Defensoria Pública e realizar um atendimento com intérprete foi bastante satisfatório [...] A presença desse profissional facilitou muito a comunicação. Lembro que, há alguns anos, fiz um atendimento a uma pessoa surda, que só conseguiu se comunicar por escrito, e o processo foi bem mais difícil. Hoje, com o intérprete, o atendimento aconteceu de forma tranquila e acessível”, explicou.
ATENDIMENTO
Para ser atendido na Defensoria Pública, a população pode procurar uma das unidades na capital e interior, ou agendar pelo WhatsApp 95 2121-0264, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.
DA REDAÇÃO