Tocando Agora: ...

Estudantes participam de rodas de conversa literárias com escritor Edgar Borges

Publicada em: 07/10/2025 17:38 -

A programação começou na segunda-feira (6) na Escola Estadual Ayrton Senna / Foto: Divulgação /

O escritor Edgar Borges realiza durante esta semana uma série de rodas de conversa com estudantes de Boa Vista. Os encontros têm como tema a literatura, a poesia e o seu livro mais recente, "Invernos e Cafés".

A programação começou na segunda-feira (6) na Escola Estadual Ayrton Senna. Durante o encontro, os estudantes recitaram poemas da obra e o autor respondeu a perguntas sobre os textos. Foram sorteados e entregues exemplares do livro para os alunos que mais se destacaram em um projeto de leitura desenvolvido pela unidade de ensino.

As conversas são a contrapartida social do projeto de impressão de "Invernos e Cafés", selecionado no edital da Lei Paulo Gustavo 2024, da Secretaria Estadual de Cultura. Também como contrapartida, o autor doou 300 exemplares da obra para a Secult, que fará a distribuição em escolas e bibliotecas públicas do estado.

Além da Escola Ayrton Senna, a agenda do escritor inclui visitas às escolas Olavo Brasil Filho, Gonçalves Dias e ao campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (IFRR).

"Invernos e Cafés" reúne poemas que utilizam a chuva e o café como eixos centrais, elementos descritos como marcantes na rotina da Amazônia. Conforme análise do jornalista e poeta Timóteo Camargo, que prefaciou o livro, os textos alternam entre descrições diretas e passagens em que a paisagem natural e experiências pessoais se transformam em metáforas.

Os interessados em adquirir este e outros livros de Edgar Borges podem encontrá-los diretamente com o autor ou na banca Playboy, localizada ao lado da Praça Capitão Clovis, no Centro de Boa Vista.

SOBRE O ESCRITOR

Nascido na Venezuela, onde viveu até a adolescência, Edgar mora em Roraima desde os anos 1990. Descendente do povo Wapichana, jornalista e ativista cultural, publicou até agora os livros Roraima Blues (contos, 2008), Sem Grandes Delongas (contos, 2011), Incertezas no Meio do Mundo (poesia, 2021), Flores do Ano Passado (prosa e poesia, 2022), Há Sol em Nossos Olhos (poesia, 2024), Bilhetes de Amores Perdidos (2025) e Invernos e Cafés (2025), além de contabilizar participações em dezenas de coletâneas resultantes de premiações em concursos e prêmios literários. As redes sociais do autor, com estas e outras informações, podem ser conferidas aqui.

DA REDAÇÃO

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...