No local, os policiais encontraram diversos cães, porcos, galinhas em estado de abandono; ninguém foi localizado durante a diligência / Foto: Ascom/PCRR /
A PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio da DPMA (Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente), deflagrou nas primeiras horas desta sexta-feira, dia 29, uma ação de combate ao crime de maus-tratos contra animais em uma chácara localizada no bairro Distrito Industrial, em Boa Vista.
De acordo com informações prestadas pela delegada da DPMA, Maryssa Batista, a operação teve início após denúncia anônima recebida pela unidade especializada. No local, os policiais civis encontraram diversos cães, porcos, galinhas em estado de abandono, debilitados, doentes e sem acesso a alimentação ou cuidados básicos. Nenhuma pessoa responsável foi localizada durante a diligência.
A delegada Maryssa Batista acionou a equipe do ICPDA (Instituto de Criminalística Perito Dimas Almeida), para realizar os levantamentos técnicos que irão subsidiar o inquérito policial. A equipe de fiscais da SEMMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) também foi acionada.
De acordo com a delegada, no local também foram encontrados televisores, bicicletas de alto valor e uma espingarda calibre 20. Segundo a delegada, a situação encontrada dos animais é de extrema gravidade.
“Identificamos vários animais em sofrimento, sem alimento, expostos a doenças e em total descaso. O trabalho da perícia será fundamental para responsabilizar os autores desse crime”, destacou.
Ainda segundo a delegada, além da investigação criminal, a PCRR está organizando uma campanha de arrecadação de ração, com o apoio da sociedade.
“Não há, no âmbito do Estado ou do Município, estrutura suficiente para o acolhimento imediato desses animais. Por isso, estamos mobilizando a população para que possamos garantir alimento e cuidados emergenciais a eles até que sejam tomadas medidas definitivas”, explicou.
Ainda segundo a delegada, as diligências seguem em andamento para identificar os responsáveis pelo abandono e reforça que maus-tratos contra animais configuram crime previsto na legislação brasileira.
____________________________
Polícia Civil cumpre mandado de prisão de homem condenado por tráfico e associação para o tráfico de drogas e receptação
Investigações diligenciadas pela PCRR (Polícia Civil de Roraima) por meio da Polinter (Delegacia de Polícia Interestadual) culminaram no cumprimento do mandado de prisão do venezuelano J.A.G.H., de 24 anos, condenado por tráfico de drogas, associação para o tráfico e receptação. O homem foi preso ontem, dia 28, no bairro Raiar do Sol, Zona Oeste de Boa Vista.
O cumprimento de mandado de prisão foi realizado sob a coordenação do delegado titular da Polinter, Alexandre Matos. Após a sentença condenatória de J.A.G.H., a nove anos de reclusão em regime fechado, ter sido transitada em julgado, foi expedido o mandado de prisão pela Comarca de Rorainópolis do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima).
O crime ocorreu no dia 26 de maio de 2021, no município de Rorainópolis, a PCRR em conjunto com a PMRR (Polícia Militar do Estado de Roraima), deslocaram-se até um condomínio residencial após o registro de B.O (Boletim de Ocorrência), que comunicava o furto de dois aparelhos de celulares.
O acusado teria trocados os celulares por droga. Ao adentrarem o apartamento, os agentes observaram que o apartamento em que vivia estava interligado por uma divisória com abertura interna com outro apartamento. Foi possível perceber que no local funcionava uma boca de fumo comandada por J.A.G.H. e um comparsa, os quais tentaram se livrar das drogas, jogando parte dentro de um vaso sanitário e no cesto de lixo. Os acusados também jogaram algumas trouxinhas de drogas pela janela de fundo do apartamento. Além dos dois homens, um adolescente de 15 anos também foi encontrado no local.
Na ocasião, foi encontrado o citado aparelho celular, posteriormente reconhecido e restituído à vítima, e diversos objetos que recebidos pela venda de drogas. Os homens foram encaminhados à unidade policial onde foi lavrado um APF (Auto de Prisão em Flagrante). Ao ser interrogado, um dos acusados confessou que os aparelhos celulares que estavam no seu apartamento foram comprados por ele para a revenda.
Testemunhas relataram ainda, que no local funcionava uma “boca de fumo”, e que no período noturno havia intensa movimentação de pessoas na casa.
Pelo crime, J.A.G.H., foi processado e condenado. Com o mandado de prisão expedido, a Polinter deu cumprimento à prisão do homem. Ele foi encaminhado à sede da Polinter para a formalização da prisão e foi apresentado na audiência de custódia nesta sexta-feira, dia 29.
_________________________________
LOCALIZADO
Polícia Civil de Rorainópolis encerra investigação sobre desaparecimento de agricultor
A PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio da Delegacia de Rorainópolis, concluiu as investigações sobre o desaparecimento do agricultor Clodoaldo dos Santos Sampaio, de 57 anos, ocorrido em 28 de julho e que foi localizado no último dia 27 de agosto. O caso foi registrado por familiares, que acionaram a Polícia Civil assim que perceberam o desaparecimento.
De acordo com o delegado Titular de Rorainópolis, Rick da Silva e Silva, responsável pelo caso, após o registro da ocorrência, a equipe da Delegacia iniciou imediatamente uma série de diligências para localizar o agricultor e esclarecer as circunstâncias do desaparecimento. Ele explica que foram ouvidas nove pessoas, entre familiares, vizinhos e conhecidos, e todas as informações coletadas foram formalizadas nos autos do procedimento policial.
O delegado explicou que, durante as investigações, não havia informações precisas sobre como ou quando Clodoaldo havia desaparecido. Somente no momento em que ele foi localizado a Polícia Civil teve conhecimento de detalhes sobre sua situação.
"Ele relatou que estava dormindo e já acordou na mata. Ele acredita que possivelmente sofreu um surto ou problema de saúde mental, não sabia exatamente como entrou na mata e passou a sobreviver por conta própria, alimentando-se de frutos e bebendo água de fontes naturais, permanecendo desorientado e debilitado”, disse o delegado.
Clodoaldo foi localizado no dia 27 de agosto, quase um mês após o desaparecimento. Segundo o delegado, ao ouvir o barulho de uma motosserra e se dirigir a um lote próximo, o homem foi reconhecido por moradores. Ele foi levado à UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Jundiá e, posteriormente, transferido ao Hospital Regional Sul de Rorainópolis, onde recebeu atendimento especializado e permanece em recuperação.
O delegado Rick reforçou que “apesar de a localização ter sido feita por terceiros, todas as diligências realizadas pela Polícia Civil foram conduzidas com rigor e profissionalismo, garantindo a formalização completa do caso e a segurança da comunidade”.
Com a localização de Clodoaldo Sampaio e a conclusão das diligências, a Delegacia de Rorainópolis encerra oficialmente o procedimento investigativo.
"Fizemos várias diligências e, agora, com a localização do agricultor, que está debilitado, mas bem de saúde, vamos finalizar o caso. Agora ele está sendo acompanhado pelos familiares", disse.
DA REDAÇÃO