Tocando Agora: ...

SESSÃO SOLENE: ALERR homenageia os 110 anos da Assembleia de Deus em Roraima

Publicada em: 28/08/2025 18:04 -

Cerimônia reconheceu a trajetória espiritual, social e missionária da instituição no estado / Foto: Nonato Sousa /

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) realizou, na manhã desta quinta-feira (28), uma Sessão Especial em homenagem aos 110 anos da Igreja Assembleia de Deus em Roraima (ADBrasil). O evento ocorreu no plenário Noêmia Bastos Amazonas e atendeu ao Requerimento nº 109/2025, de autoria do deputado Isamar Júnior (Podemos), que propôs a solenidade como forma de valorizar a trajetória histórica, social e espiritual da instituição no estado.

Presentes à cerimônia, o presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), o presidente da ADBrasil, pastor Isamar Ramalho, o deputado federal pastor Diniz (União), o vereador de Boa Vista, pastor Gil Rocha (Pode), além de pastores, missionários, obreiros, lideranças e membros da igreja. Durante a solenidade, foi entregue à ADBrasil certificados, bem como placas de reconhecimento aos integrantes da diretoria pela dedicação e contribuição à sociedade.

O deputado Isamar Júnior destacou que a homenagem reconhece não apenas os 110 anos de evangelização, mas também o papel social da igreja, presente em todos os 15 municípios de Roraima. “A Assembleia de Deus reconcilia famílias, transforma vidas e presta relevantes serviços espirituais e sociais. Homenagear essa história é também agradecer a Deus por fazer parte dela”, frisou o parlamentar.

Durante seu discurso, o presidente Soldado Sampaio falou da importância das igrejas cristãs no enfrentamento aos desafios sociais e espirituais da atualidade. “Vivemos um tempo de turbulência, de excesso de informação e de caminhos confusos. Se não fossem instituições como a Assembleia de Deus, que balizam os ensinamentos de Cristo, muitos estariam perdidos. Onde vamos, há um templo de portas abertas e braços estendidos à comunidade”, destacou.

O pastor Isamar Ramalho relembrou a trajetória da igreja, que teve início às margens do rio Uraricoera, e ressaltou o crescimento da denominação ao longo dos anos. “Hoje são mais de 540 congregações e milhares de membros espalhados por todo o estado. Esta obra é fruto da fé, da união e do trabalho incansável de homens e mulheres que, com perseverança, cumpriram o ide de Cristo”, declarou o líder, primeiro roraimense a presidir a instituição.

O deputado federal Pastor Diniz deu ênfase ao trabalho social desenvolvido pela igreja. “A Assembleia de Deus presta um serviço não só espiritual, mas também social, com trabalhos realizados com crianças, jovens e as irmãs que promovem o ciclo de oração. A igreja faz uma prestação de serviço social tão lindo. Hoje é um dia de celebrar quem de forma responsável e linda, tem conduzido essa missão”, declarou.

O vereador pastor Gil Rocha destacou a atuação missionária além das fronteiras de Roraima. “É um momento de felicidade. Temos obras missionárias fora do estado, com mais de 40 igrejas na Venezuela e 25 comunidades ribeirinhas, levando remédio, roupas e alimentos. A Assembleia de Deus é esse braço amigo que alcança onde o estado não está. Onde faltam políticas públicas, há uma igreja, uma casa, um templo, com pessoas orando por essas comunidades”, disse.

A missionária Maria Socorro Silva Santos foi homenageada por sua dedicação ao trabalho de campo, ao lado do pastor José Ferreira, um dos mais experientes da igreja. Ela contou que, inicialmente, relutou em aceitar o chamado de Deus por já ter uma empresa. No entanto, decidiu deixar os filhos na cidade para seguir com o esposo à Vila São Silvestre, município de Alto Alegre. Começaram com uma pequena igreja e viram a obra crescer. Depois atuaram nos municípios de Caracaraí e São Luiz do Anauá, enfrentando desafios, mas colhendo muitas bênçãos e vidas transformadas.

Assembleia de Deus em Roraima

A Assembleia de Deus chegou a Roraima em 1915, com a missão iniciada pelo pioneiro Cordolino Teixeira Bastos, que trouxe a mensagem pentecostal à antiga Vila do Carmo (atual Boa Vista), vindo do Ceará. Desde então, a igreja se expandiu para zonas urbanas, áreas rurais, comunidades indígenas e ribeirinhas, mantendo firme sua vocação evangelística e social, com presença também em outros países como Venezuela, Peru, Panamá, Colômbia, Guiana e continente africano.

Hoje, a ADBrasil é reconhecida por seu compromisso com a fé, a ética e a transformação social. Ao longo de mais de um século, consolidou projetos de distribuição de alimentos, capacitação de obreiros, apoio à educação e assistência a famílias em situação de vulnerabilidade.

A sessão foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia (canal 57.3) e pelas redes sociais do Parlamento (@assembleiarr).

BÁRBARA CARVALHO


Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...