TERAPIA ALTERNATIVA: Feira de ciências do Teamarr promove atividades sensoriais, lúdicas e divertidas para crianças e adolescentes
Postado
05/07/2024 14H54
Ação é alusiva ao Dia Nacional da Ciência e aliou terapias, conhecimentos científicos e brincadeiras / Foto: Eduardo Andrade /
O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), promoveu, nesta sexta-feira (5), atividades lúdicas e sensoriais alusivas ao Dia Nacional da Ciência, celebrado em 8 de julho. Salas temáticas foram produzidas pelos servidores do programa da Casa Legislativa para proporcionar às crianças, adolescentes e pais de autistas um mergulho no mundo da cientificidade, com uma grande dose de diversão e conhecimento.
Nos ambientes onde tradicionalmente são realizadas as terapias, a equipe multidisciplinar do Teamarr preparou os temas da feira de ciências: mundo dos dinossauros, vulcões, metamorfose da borboleta e até mesmo o espaço sideral e sistema solar foram abordados de forma inclusiva e divertida.
Além disso, um painel sensorial foi produzido para mostrar as diversas texturas de alimentos e objetos, tudo com o intuito de aliar terapias, os conhecimentos científicos e brincadeiras para crianças e adolescentes.
“A feira de ciência foi extremamente interessante e uma iniciativa muito importante para o desenvolvimento infantil, pois ela estimula a parte sensorial das crianças, o que é fundamental. Achei essa iniciativa muito especial e admirável”, disse a enfermeira Carmem Assis, quando viu o filho Davi, de 7 anos e um dos atendidos pelo Teamarr, curtindo as salas temáticas.
A deputada Angela Águida Portella (Progressistas), presidente do Programa de Atendimento Comunitário da ALE-RR, ao qual o Teamarr é vinculado, destacou que a ação é destinada a toda família e pretende aproximar o público atendido dos processos científicos.
“Planejamos esta iniciativa com foco no Dia Nacional da Ciência, comemorado em 8 de julho. Queremos mostrar às famílias e frequentadores que podemos ensinar às crianças e adolescentes a paixão pela ciência de forma lúdica e adaptada, despertando curiosidade e descobrindo habilidades. Com isso, esperamos que os pais também promovam atividades científicas para os próprios filhos”, disse a parlamentar.
Até mesmo quem não conhecia o programa da ALE-RR, decidiu participar da feira. A dona de casa Sandra Coelho levou a filha Amanda, de 9 anos, para também aprender e se divertir com espaços criados na sede do Teamarr.
“Vi uma reportagem no jornal da manhã sobre essa feira e fiquei ansiosa e curiosa para conhecer. Então trouxe minha filha e estou gostando muito, pois é ótimo aprender mais sobre o autismo e esse mundo das ciências. Fiquei surpresa com a metamorfose da borboleta e as demonstrações do vulcão e do redemoinho”, contou Sandra.
De acordo com Ana Vitória Matos, servidora do Teamarr, a iniciativa procurou ainda trabalhar questões sociais e de ambientação escolar com as crianças. “A feira envolve muitas pessoas e movimento, e queremos que as crianças vivenciem isso, explorando também as capacidades sensoriais. O estímulo ajuda as crianças a se entenderem melhor com o meio e os outros. Por isso, pedimos a presença dos pais para que possam compartilhar essa experiência com os filhos”, ressaltou.
Teamarr
O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), atende pessoas diagnosticadas com transtorno do espectro autista (TEA), realiza terapias e faz encaminhamentos e capacitação para familiares e profissionais da saúde.
O atendimento varia de acordo com a necessidade de cada pessoa, porém as terapias na instituição incluem nutricionista, fonoaudiólogo, psicóloga, neuropsicóloga, educador físico, assistente social, consultoria jurídica, bem como se destinam a adultos e pais.
Os interessados pelos serviços gratuitos do programa podem procurar a nova sede do Teamarr, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
ANDERSON CALDAS
Categoria:Política