Comitê Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas faz recomendações à população para cuidados com a saúde

Medidas visam reduzir os impactos da fumaça que encobre a cidade, diante da baixa qualidade do ar / Foto: Leo Costa /

Após reunião emergencial nesta segunda-feira, 25, convocada pelo prefeito Arthur Henrique, que registrou através da imprensa sua preocupação com a qualidade do ar que as pessoas estão respirando, o Comitê Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas emitiu Nota Informativa nº 001/2024, com uma série de recomendações (orientações e prevenção) para a população exposta à fumaça dos incêndios que encobre Boa Vista.

As medidas foram tomadas em virtude da baixa qualidade do ar registrada na capital nos últimos dias. A poluição atmosférica em Boa Vista atingiu recordes globais nesse final de semana.

No dia 24/03/2024, às 18h10, a concentração de PM 2,5 chegou a 399,2 μg/m3 captados pelos sensores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

A inalação da fumaça pode causar danos à saúde, principalmente de crianças e idosos.

Confira as recomendações para o período de fumaça intensa:

• Evitar atividades esportivas ao ar livre principalmente as que demandam esforço físico intenso;
• Manter-se, se possível, em locais fechados;
• Usar máscara quando exposto à fumaça intensa (máscara comum);
• Se estiver em veículo que disponha de ar-condicionado, procure manter janelas fechadas, ar-condicionado ligado em intensidade baixa e com o botão de recirculação ativado para evitar a entrada de fumaça. Caso contrário, procure usar máscara dentro do veículo;
• Manter boa hidratação, principalmente de grupos de risco como crianças, idosos e com comorbidades;
• Não queimar lixo. Sempre que possível, armazene em sacolas para a devida coleta municipal;
• Procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima aos "primeiros" sinais de complicações respiratórias, tosse ou ardência nos olhos.

Além dessas recomendações, o prefeito Arthur Henrique já havia adiantado outras medidas administrativas. Nas escolas e nos projetos sociais foi recomendada a suspensão de atividades ao ar livre. Até na hora das refeições, as crianças vão permanecer dentro das salas de aula para evitar ao máximo o contato com a fumaça. Os idosos do Projeto Cabelos de Prata foram orientados para permanecer em casa.

É importante que a população continue colaborando com as medidas preventivas, não ateando fogo em terrenos baldios ou em resíduos sólidos ou galhadas. Ao presenciar esse tipo de atitude, denuncie à Central 156.

DA REDÇÃO
Categoria:Saúde

Deixe seu Comentário