CAMPANHA SALARIAL 2024: Sitram cobra 16% de reajuste para servidores municipais de Boa Vista

O prefeito de Boa Vista tem até o dia 6 de abril para conceder o reajuste, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal em ano eleitoral / Foto: Divulgação /

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Boa Vista (Sitram) cobra este ano, em sua Campanha Salarial, um reajuste de 16,13%. A cobrança é feita com base no estudo realizado pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) que acompanha a evolução dos salários em comparação com o crescimento da inflação no Brasil. Além do aumento para recompor o poder de compra dos servidores, o ofício protocolado no gabinete do prefeito da capital tem mais 14 reivindicações aprovadas em assembleia no dia 28 de fevereiro.

“O reajuste é uma forma de repor as perdas inflacionárias que o trabalhador sofre todos os anos. Através dos estudos conseguimos o valor real de perda no salário dos trabalhadores do Brasil. E nós, servidores da Prefeitura de Boa Vista, sofremos também, assim como os demais”, enfatiza Lucinalda Coelho, presidente do Sitram. O ofício com as demandas foi entregue ainda na Câmara Municipal.

A dirigente Sindical alerta aos trabalhadores e convoca para participarem das ações de cobrança ao Executivo municipal porque o prazo legal para aumento de despesas com pessoal é limitado em 2024. “Conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal [artigo 21], o prefeito pode conceder o reajuste até 180 dias antes das eleições, esse prazo encerra dia 6 de abril, por isso, cobramos que essa medida seja tomada o quanto antes”, explicou Lucinalda.

O tema da Campanha Salarial deste ano é ‘Quem não vai à luta pelo que quer, aceita o que vier’. A frase ficou famosa na greve dos cuidadores. Após a grande mobilização feita pelo Sitram em defesa do princípio da isonomia, a Prefeitura concedeu as 30 horas semanais não só para a categoria, mas para todos os servidores do município. 

Estão também entre as demandas: melhoria das condições de trabalho e aumento do adicional de insalubridade aos servidores dos laboratórios de saúde; gratificação por qualificação para todos os administrativos; Vantagem Pessoal Nominalmente Identificável (VPNI) para todos os cuidadores; promoção por titularidade para os cuidadores e assistentes de aluno; reajuste no valor da GID (Gratificação de Incentivo à Docência); abono pecuniário aos profissionais da educação; recesso de 15 dias para agentes de portaria; ampliação do auxílio-alimentação; criação de gratificação para quem possui Profuncionário; restaurar o tempo de serviço da pandemia de Covid-19 suspenso pela Lei 173/2020; equiparação salarial dos professores com demais servidores municipais de nível superior; convênio com UFRR e UERR para mestrado e doutorado aos professores e equiparação do valor percentual da promoção por titularidade de mestrado e doutorado da Lei nº 2.466/2023 com o valor da gratificação por qualificação dos analistas do PCCR da Saúde.

A Campanha Salarial do Sitram contará com diversas atividades e mobilizações ao longo dos meses, incluindo assembleias, panfletagens, reuniões com servidores e a gestão municipal, entre outras. 

PANFLETAGEM

No dia 21, quinta-feira, está marcada uma panfletagem em frente à Assembleia Legislativa de Roraima a partir das 17h30. O ato é para chamar a atenção da sociedade civil e dos próprios servidores municipais.

“Escolhemos este local para nosso ato porque é um ponto já conhecido em Boa Vista por ter manifestações públicas e neste horário inúmeras pessoas saem dos trabalhos e das escolas. Esperamos a participação de todos os servidores e que a sociedade também abrace esta causa. Um reajuste salarial na vida de milhares de trabalhadores impacta diretamente todos os moradores da capital, porque será mais dinheiro circulando”, convidou Lucinalda.
 
GABRIEL GOMES
Categoria:Política

Deixe seu Comentário