Seis organizações da sociedade civil são eleitas para o Cedcar

A eleição da nova diretoria para a gestão 2024/2026 ocorreu na manhã desta terça-feira (5) na Casa dos Conselhos / Foto: Divulgação /

Depois de 10 anos, a sociedade civil de forma  organizada promoveu eleição livre e democrática para a escolha da nova composição do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima (Cedcar).

Convocada pelo Cedcar e presidida pelo Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum DCA), a eleição ocorreu na manhã desta terça-feira (5) na Casa dos Conselhos. Foram eleitas seis organizações da sociedade civil para o mandato de 2024/2026.

Na lista de eleitoras estavam nove organizações inscritas, mas somente sete se declararam candidatas a disputar as seis vagas destinadas ao colegiado.

A apuração ocorreu após a eleição. As organizações Raízes Brasileira - Escola de Capoeira e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima (Sinjoper) se inscreveram apenas como eleitoras e, portanto, não disputaram  a eleição.

Conforme o presidente do Sinjoper e conselheiro do Cedcar, Paulo Thadeu Franco das Neves, o momento é oportuno para que outros segmentos da sociedade civil tenham a oportunidade de contribuir com o colegiado.

"O Sinjoper há décadas participa deste colegiado. No ano passado assumimos a coordenação executiva do Fórum DCA e, através da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) a suplência junto ao Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). Nosso sindicato já ocupou por três vezes a presidência desse colegiado. Já era necessário, dentro desse processo de reorganização, após vários percursos como a pandemia, a conjuntura política, trazer outros segmentos da sociedade civil para a pauta da criança e do adolescente no estado de Roraima. Por isso, a importância política e social desse processo democrático que ocorreu hoje", disse Thadeu.

O Sinjoper, juntamente com  a Procuradoria Geral de Roraima (PGE-RR) e a Secretaria Executiva do Cedcar, fizeram  parte da Comissão Eleitoral do processo. 

A posse será dia 15 de março na Casa dos Conselhos, na Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes).

Segundo Jean Farias, atual presidente do Cedcar, e representante da Associação dos Estudantes de Roraima (Assoer), única organização reeleita para a próxima gestão.

"Essa é a primeira vez em 30 anos do Cedcar que uma organização indígena foi eleita para compor o colegiado", disse, se referindo a Texoli Associação Ninan, que atua na Terra Indígena Yanomami. 

Vejam a lista das organizações eleitas:

1. Associação dos conselheiros e ex conselheiros tutelares do Estado de Roraima.
2. Associação dos estudantes de Roraima 
3. Associação dos filhos e amigos do Ashe Tata Bokule
4. Grupo Roraimense de apoio a família e orientação ao usuário de drogas 
5. Sindicato dos trabalhadores de saúde do Estado de Roraima 
6. Texoli Associação Ninam do Estado de Roraima.

DA REDAÇÃO
Categoria:Política

Deixe seu Comentário