IMUNIZAÇÃO: Sesau entrega 7 mil doses de vacina contra dengue para o município de Boa Vista

O Roraima recebeu do MS 20.670 doses do imunizante Qdenga, que serão distribuídas aos 10 municípios escolhidos para executar a campanha de imunização / Foto: Ascom/Sesau /

O Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), entregou na tarde desta terça-feira, 27, sete mil doses de vacina contra a dengue para o Centro Municipal de Imunização de Boa Vista, unidade da prefeitura, para iniciar a campanha de vacinação na Capital.
 
Na semana passada, o Ministério da Saúde enviou para Roraima 20.670 doses do imunizante Qdenga, produzido pelo laboratório japonês Takeda Pharmaceutical Company. Esta quantidade será distribuída aos 10 municípios escolhidos para executar a campanha de imunização.
 
“O Programa Nacional de Imunizações é responsável por garantir vacinação de qualidade para toda a população brasileira, e aqui no Nepni [Núcleo Estadual Do Programa Nacional De Imunização] nós armazenamos esses imunizantes que são distribuídos pelo Ministério da Saúde, e posteriormente fazemos a distribuição para os municípios e Distritos Especiais Sanitários Indígenas”, destacou a gerente do Nepni, Vitória Magalhães.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação será feita em crianças de 10 a 14 anos. Além de Boa Vista, a estratégia de vacinação contra a dengue contemplará os municípios de Alto Alegre, Amajari, Bonfim, Cantá, Iracema, Mucajaí, Normandia, Pacaraima e Uiramutã.

Com base na indicação do Estado, cada município criará uma estratégia ligada à realidade local. Somente após a apresentação do planejamento por parte dos municípios, é que o Estado iniciará o repasse do imunizante, com base na necessidade e realidade locais, evitando perda.

“Sabemos que a vacina é mais uma ferramenta que veio para somar no combate a essa doença e que há um aumento da dengue nos últimos anos. O município de Boa Vista fica muito feliz por receber [esses imunizantes], e nós já estamos montando as estratégias para vacinar esse público-alvo”, salientou o coordenador Municipal de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis de Boa Vista, Romildo Azevedo.

MINERVALDO LOPES e SUYANNE SÁ
Categoria:Saúde

Deixe seu Comentário