Liga Roraimense de Combate ao Câncer lança campanha em busca de doadores

As pessoas que desejam ajudar a LRCC, podem optar por doar por meio da conta de energia ou via pix / Foto: Jader Souza /

O ano começou em ritmo acelerado em busca de parcerias que ajudem a manter os projetos desenvolvidos pela Liga Roraimense de Combate ao Câncer (LRCC), uma organização não governamental (ONG), sem fins lucrativos, de caráter científico e social.

A LRCC desenvolve seu trabalho por meio de um grupo de voluntários com o apoio da sociedade, órgãos públicos e privados e com 100% de gratuidade. Para ajudar a manter seus projetos, a Liga iniciou o ano batendo de porta em porta, em busca de ampliar o número de parceiros.

Entre essas parcerias, a LRCC fechou acordo com a Roraima Energia que possibilita doações por meio da fatura. Conforme a presidente da LRCC, Dra. Magnólia Rocha, após esse acordo, foi lançada uma campanha para sensibilizar as pessoas a doarem por meio da fatura de energia, ou via pix.

"O objetivo dessa campanha é sensibilizar e tentar conscientizar as pessoas a fazerem doação através da conta de energia elétrica, pois dessa forma poderemos ter um orçamento mensal que nos proporcionará contratar colaboradores que nos ajudem a manter os serviços continuamente sem interrupções", explica Dra. Magnólia.

De acordo com ela, o trabalho dos voluntários é fundamental em ações pontuais, mas para garantir continuidade dos serviços prestados (como serviços sociais, atendimento médico, psicológico, fisioterápico, entre outros) que a Liga realiza, as doações são indispensáveis.

"Nos atendemos pacientes que já realizaram o tratamento do câncer mas permanecem em observação, além de seus familiares. E esse atendimento muitas vezes é interrompido por não podermos remunerar esses profissionais. Daí a importância das doações", afirma, acrescentando que a Liga também precisa de apoio logístico, pessoal administrativo e de comunicação que possam se dedicar à causa.

Doações que fazem a diferença

Nos últimos cinco anos, a LRCC passou por dificuldades em relação ao grupo de voluntários devido à pandemia. Há cerca de três anos, a Liga vem trabalhando para recuperar todos os serviços que foram paralisados. "Como resultado disso, nesses últimos cinco anos conseguimos ajudar mais de 5 mil pacientes, alguns em tratamento fora do Estado", pontua Dra. Magnólia.

Somente em 2023, a Liga atendeu mais de mil pessoas, além das campanhas de prevenção realizadas em parceria com várias entidades. Além disso, mais de 50 famílias de pacientes oncológicos recebem mensalmente cestas básicas doadas pela LRCC.

"Sabe como fizemos e fazemos tudo isso? Com doações. E agora você pode doar, adicionando um valor à sua conta de energia ou também através de pix, depósito bancário ou transferência bancária. Basta acessar o nosso site lrcc.org.br/querodoar e você escolhe uma forma de nos ajudar. Você pode ajudar a fazer a diferença no combate ao câncer em Roraima. A sua doação vai salvar vidas", enfatiza.

Nova sede

De acordo com Dra. Magnólia, a LRCC está construindo sua nova sede (na Rua Maú, no bairro de São Vicente, por trás da Casa da Mulher Brasileira, em Boa Vista) com muito sacrifício, com os poucos recursos que dispõe. "Mas já concluímos a primeira etapa e com essas doações e a ajuda de Deus, vamos conseguir iniciar a segunda etapa para concluirmos em setembro deste ano esta obra tão sonhada por todos nós que fazemos parte da Liga Roraimense de Combate ao Câncer", ressalta.

De acordo com Dra. Magnólia, as parcerias tornaram possível a construção da nova sede da Liga. 

"O terreno foi cedido pela União, o projeto arquitetônico foi concebido gratuitamente pela empresa do Renato Franco, arquiteto; os projetos de engenharia foram feitos gratuitamente por uma equipe de engenheiros civis do Crea Roraima, o início da obra contou com uma emenda parlamentar da ex-deputada Betânia Almeida, ainda contamos com doações de empresas como a Brasferro, Perin Construções, Grupo Parima, EDS Construção, entre outros que não querem revelar os nomes", detalha.

Dra. Magnólia também cita pessoas que colaboram no Bazar. "Temos um grupo de mulheres empreendedoras que tem nos ajudado muito na arrecadação de artigos diversos para o bazar da liga que tem funcionado diariamente de segunda a sexta-feira, na sede onde nós estamos localizados atualmente, na Avenida Ville Roy, 4706, no bairro Aparecida", ressalta.

WIRISMAR RAMOS - da Redação (e-mail: opinativa.net@gmail.com)
Categoria:Ação Social

Deixe seu Comentário