Sinjoper anuncia para 13 e 14 de outubro a realização do II Congresso dos Jornalistas de Roraima

Na tarde desta sexta-feira, o presidente do Sinjoper, Paulo Thadeu, participou de reunião na UFRR para acertar detalhes da parceria na realização do evento / Foto: Divulgação /

O II Congresso dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima será realizado nos dias 13 e 14 de outubro. A data foi anunciada nesta quinta-feira (14) pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima (Sinjoper), por meio de convocação direcionada à categoria. O tema deste ano é “Democratização na comunicação e a defesa do diploma: o jornalismo e a pauta dos direitos humanos na Amazônia”.

Conforme o presidente do Sinjoper, Paulo Thadeu Franco das Neves, podem participar do congresso todos os sindicalizados em dia com suas obrigações estatutárias, com direito a voz e voto. 

"Aos demais participantes inscritos será assegurado o direito a voz no evento. Posteriormente divulgaremos a programação oficial e o formato das inscrições", esclarece Paulo Thadeu. 

Para Paulo Thadeu, a importância da temática se dá porque tudo passa pelo debate dos direitos humanos.

"Não tem como você, dentro do território da Amazônia, fazer jornalismo sem que a pauta dos direitos humanos esteja dialogando. E democratização da comunicação está ligada também à luta constante do dos direitos humanos. A defesa do diploma do jornalista passa pela valorização do profissional, pela condição digna do trabalho, que também é uma pauta de direitos humanos", ressalta.

Segundo Paulo Thadeu, essa discussão relacionada ao jornalismo dentro da pauta principal da Amazônia surgem muitas questões ainda a serem trabalhadas na região.

"A valorização do jornalista e do diploma, a democratização da comunicação, o diálogo com as instituições, com o poder público, as empresas de comunicação, o diálogo também com o movimento social, tudo está interligado com a Amazônia e com a pauta dos direitos humanos", explica.

Parceria com a UFRR

O II Congresso dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima terá a parceria do Centro Acadêmico de Comunicação da Universidade Federal de Roraima (Cacos/UFRR), do Curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e da própria instituição de ensino, além de abrir o debate para a opinião pública, comunicadores, radialistas, repórteres cinematográficos, repórteres fotográficos e demais trabalhadores da comunicação.

Na tarde desta sexta-feira, 15, Paulo Thadeu, se reuniu com o professor Edileuson Almeida, coordenador pró-tepore do curso de Comunicação Social da UFRR, e com representantes da Direção do Cacos/UFRR, acertando detalhes da parceria para a realização do evento.

Conforme o presidente do Sinjoper, a realização do evento também tem o objetivo de honrar o compromisso da Carta de Princípios do Jornalista de Roraima, que foi oficializada no primeiro congresso, realizado em 2022.

"Hoje, os jornalistas de Roraima que atuam aqui no Estado, no extremo norte do país, trabalham com a sua Carta de Princípios e nesse segundo congresso vamos aproveitar também pra discutir algumas questões internas do próprio Sinjoper, do ponto de vista administrativo, financeiro, da organização própria do sindicato", enfatiza Paulo Thadeu.

Convenção coletiva

Ainda de acordo com Paulo Thadeu, o evento também servirá de base para a preparação, ainda este ano, da convenção coletiva do sindicato com as empresas, a fim de se buscar um diálogo em torno da questão salarial da categoria dos trabalhadores da área da comunicação do estado.

"Nós temos hoje uma defasagem salarial muito grande, temos empresas pagando um valor, outras empresas pagando outro, então, é importante que o sindicato também esteja organizado para poder chegar no centro dessa discussão, desse debate, sentar à mesa de negociação para propor um diálogo com as empresas e buscar melhorias de trabalho para a nossa categoria", enfatiza.

Paulo Thadeu também aproveita para convocar os profissionais que ainda não são sindicalizados, a se filiarem ao Sinjoper.

"Completamos agora, no dia 13 de setembro, 32 anos de fundação. O Sinjoper é um dos sindicatos mais antigos em atuação no Estado de Roraima. Então, conclamo a quem ainda não fez a sua sindicalização, que o faça. Precisamos que todos os profissionais venham somar conosco nessa discussão e no fortalecimento da nossa categoria.

O número do telefone de contato para mais informações sobre o congresso e de como se sindicalizar é: (95) 98422-6204. O site do sindicato é: sinjoper.org.br

WIRISMAR RAMOS - da Redação (e-mail: opinativa.net)
Categoria:Jornalismo e Comunicação

Deixe seu Comentário