Rádio Roraima é destaque em exposição do TJRR

Sob a coordenação do Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário, a exposição “Imprensa em Roraima: Fatos & Memórias” foi aberta na tarde desta segunda-feira, 26 / Foto: Nucri/TJRR /

O trabalho da imprensa é noticiar os fatos cotidianos, sejam eles boas ou más notícias. Mas nem sempre ela é destaque, o foco da atenção das pessoas. Para corrigir essa injustiça, o Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário decidiu realizar a exposição “Imprensa em Roraima: Fatos & Memórias”.
 
A cerimônia de abertura da exposição ocorreu na tarde desta segunda-feira, 26, no Centro de Memória e Cultura do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). De acordo com Olane Matos, subcoordenadora do Centro de Memória, a exposição é uma maneira de o Poder Judiciário reconhecer o trabalho da imprensa de Roraima na divulgação dos fatos para bem informar a população.

"A exposição 'Imprensa em Roraima: Fatos & Memórias' é um reconhecimento do Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário de Roraima aqueles que há tantos anos vêm desenvolvendo um trabalho árduo e tão precioso para o desenvolvimento da nossa sociedade, para o desenvolvimento do nosso Estado muito antes, inclusive, de ser Estado propriamente dito. Então, nós queremos contar um pouco como é esse trabalho, de como ele foi desenvolvido, contar algumas histórias interessantes, histórias que muitas vezes a gente não tem noção de que se passaram. Quem estiver interessado em conhecer um pouco mais sobre esse trabalho, vem aqui ao Centro de Memória. A exposição pode ser visitada todos os dias, das 9h às 17h".

A exposição conta a história do jornalismo e da imprensa em Roraima por meio de jornais, aparelhos de televisão e rádios antigos. A jornalista eletróloga Cyneida Correia é uma das colaboradoras da exposição. Ela contribuiu disponibilizando sua pesquisa de mestrado relacionada aos jornais impressos que circularam em Roraima.

A Rádio Roraima é um dos destaques da mostra. Conforme o presidente da emissora, jornalista e professor Damião Marques, essa é mais uma oportunidade que a população de Roraima terá de conhecer melhor a história da rádio mais antiga do Estado.

"Para nós é uma grata satisfação termos recebido o convite para contribuir com essa exposição. A gente está trazendo alguns equipamento que foram utilizados na construção dessa história da imprensa em Roraima, ao longo dos 66 anos da Rádio Roraima. Também trouxemos narrativas dos nossos colaboradores".

Damião Marques também comenta sobre o papel da imprensa em manter a população bem informada, com responsabilidade.
 
"Essa exposição é importante também por tratar da imprensa, essa instituição que tem a responsabilidade de juntar os fragmentos cotidianos, transformando-os em notícia, e que servem para nos orientar nas nossas vidas enquanto comunidade, enquanto sujeito coletivo. E é esse o papel da imprensa: a responsabilidade social que ela tem em relatar fatos que são importantes para a nossa história".

Além da jornalista Cyneida Correia e da Rádio Roraima, também colaboraram para a composição do acervo da exposição o jornal Folha de Boa Vista, a Rede Amazônica de Televisão e o Museu Integrado de Roraima.

O Centro de Cultura e Memória do TJRR, onde a exposição pode ser visitada, fica na Vvenida Ville Roy, N/N, no bairro São Pedro, em Boa Vista, ao lado da sede da Femarh.

WIRISMAR RAMOS - da Redação (e-mail: opinativa.net@gmail.com)
Categoria:Jornalismo e Comunicação

Deixe seu Comentário