ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO: Projeto ‘Educar é Prevenir’ da ALE-RR retoma atividades nas escolas estaduais

Ao longo de 2023, serão capacitadas 15 escolas na prevenção ao tráfico de pessoas / Foto: Eduardo Andrade /

O projeto “Educar é Prevenir”, do Programa de Defesa de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa de Roraima (PDDHC/ALE-RR), retomou às atividades de enfrentamento ao tráfico humano junto à comunidade escolar em 2023, em parceria com a Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto).
 
Na programação anual, 15 escolas do ensino médio receberão material informativo, capacitação e roda de conversa. De 20 a 24 de março, será a vez do Colégio Estadual Militarizado Pastor Fernando Granjeiro Mendes, no bairro Caranã.
 
Com foco em alertar nos ambientes escolares sobre o tráfico de crianças e adolescentes — seja para fins de exploração sexual, trabalho análogo à escravidão e/ou captação de órgãos — que fazem parte da faixa etária, alvo dos aliciadores, desde 2017 o projeto atendeu 35 escolas, na capital e nos municípios de Pacaraima e Bonfim, que fazem fronteira com a Venezuela e República da Guiana, respectivamente.
 
“Somos a única instituição do Estado que trabalha com essa questão, e o Educar é Prevenir tem um papel de informação e prevenção nas escolas, principalmente, porque o tráfico humano é uma realidade em Roraima, tanto interna, como nacional e internacionalmente, por isso, queremos tocar toda a comunidade escolar e informar desde o funcionário da limpeza até o gestor”, explicou Socorro Santos, diretora do PDDHC.
 
Conversar sobre as modalidades, as formas de aliciamento, prevenção e desmistificar alguns mitos relacionados ao tráfico de pessoas fazem parte da semana educativa. Segundo Santos, a ideia é formar uma comunidade escolar vigilante e preparada para acolher o alunato.
 
“Ao ser bem-informado, o funcionário vai saber atender aquela aluna ou aquele aluno, pois, não são só as meninas que são convencidas pelo tráfico humano, os meninos também. Trabalhamos em informar sobre o abuso, a exploração e o tráfico. Assim como fazer uma escuta qualificada, o acolhimento à vítima e qual a rede vai atender”, acrescentou.
 
Semana educativa
 
As atividades no Colégio Estadual Militarizado Pastor Fernando Granjeiro Mendes começam na segunda-feira (20), às 12h, com a entrega do material de divulgação e afixação de banners e cartazes.

Na terça-feira (21), das 15h30 às 18h, funcionários (gestores, professores e funcionários) passam por uma capacitação. Quarta (22) e quinta (23), a temática é desenvolvida pelo corpo docente em sala de aula com os alunos.

A programação se encerra sexta-feira (24), 15h30 às 18h, numa roda de conversa com participação dos estudantes e integrantes da rede de proteção ao tráfico humano no Estado. locais.

Os gestores escolares interessados em receber a semana instrutiva do ‘Educar é Prevenir’ podem procurar atendimento na sede do Programa de Defesa de Direitos Humanos e Cidadania, na rua Coronel Pinto, 524, bairro Centro, ou pelo e-mail traficodepessoas.rr@gmail.com.
 
Política pública

O recrutamento, transporte ou alojamento de pessoas, por de ameaça ou uso da força para fins de trabalho análogo à escravidão, exploração sexual, remoção de órgãos e adoção ilegal são alguns tipos mais comuns do tráfico de pessoas.

Desde 2017, o Poder Legislativo trata o tema como política pública por meio Centro de Promoção às Vítimas de Tráfico de Pessoas do Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania (CPVTP – PPDHC), que abarca o Centro de Promoção às Vítimas de Tráfico de Pessoas; os projetos Educar é Prevenir, Prevenção sem Fronteiras e Mira Ellos, e é pioneira nas ações de prevenção.

Confira a programação anual do ‘Projeto Educar é Prevenir’:

MÊS

                  ESCOLAS

       BAIRRO

Março

CEM Pastor Fernando Granjeiro Menezes

Caranã

Abril

CME Professora Wanda David Aguiar

E.E Professor Hildebrando Ferro Bittencourt

Raiar do Sol

Bairro dos Estados

Maio

E.E Monteiro Lobato

E.E Gonçalves Dias

Centro

Canarinho

Junho

CME Camilo Dias

Liberdade

Julho

CME Professor Carlo Casadio

Cinturão Verde

Agosto

CEM Carlos Drummond de Andrade

EE Fagundes Varela

Pricumã

Nova Cidade

Setembro

CME Professor Severino Gonçalo Cavalcante 

EE Jesus Nazareno de Souza Cruz 

Dr. Sílvio Botelho

Caranã

Outubro

EE Professora Coema Souto Maior

CEM Dr Luiz Ritler Brito de Lucena

Tancredo Neves

Nova Cidade

Novembro

CEM Professora Maria de Lourdes Neves

Pintolândia

 



SUELLEN GURGEL
Categoria:Política

Deixe seu Comentário