ANO LETIVO 2023: Governo de Roraima reformou e fez manutenção em 95 escolas para receber os alunos

As reformas também contemplaram as quadras esportivas / Foto: Charles Bispo /

Nesta quarta-feira, 1º, teve início o ano letivo 2023 da rede estadual de ensino. O Governo de Roraima realizou obras de manutenção e reforma em 95 unidades de ensino, entre escolas na capital e no interior. As reformas também acontecem nas quadras esportivas.
 
O vice-governador e secretário da Seinf (Secretaria de Infraestrutura do Estado), Edilson Damião, explicou que a demanda por escolas é muito grande no Estado de Roraima e há muitas unidades sem qualquer tipo de manutenção há muitos anos. Ele também adiantou que o Governo vai ampliar o número de unidades que vão passar por melhorias.
 
“A meta do governador Antonio Denarium para este ano é reformar mais 100 escolas e iniciar a construção de outras novas unidades. A ideia é dar mais conforto e comodidade aos alunos e professores. As quadras estão recebendo pintura e renovação total dos aparelhos que envolvem a quadra de esportes”, explicou o vice-governador.
 
Além da reforma dos prédios, as unidades receberam novas carteiras, novos equipamentos nas cantinas e aparelhos de refrigeração para as salas de aula. A secretária-adjunta da Seinf, Delchelly Robson, explicou que as 95 escolas que passaram por reforma ou manutenção receberam melhorias na parte estrutural, elétrica e sanitária.
 
Ela relatou que foram realizadas trocas de piso (em algumas unidades, a troca foi completa), reparos em banheiros, forro, troca de luminárias e pinturas nas escolas como um todo. Também foi realizada a troca da parte elétrica de muitas escolas, que estavam danificadas.
 
“Também trocamos a parte elétrica por conta dos ares-condicionados, que às vezes eram menores e a gente teve substituir por aparelhos maiores, então o sistema muda. Na parte sanitária focamos nos banheiros, além dos forros que estavam com problemas. Cada escola teve sua particularidade e fizemos uma manutenção completa onde foi preciso”, detalhou a secretária-adjunta.
 
Em Boa Vista, escolas estaduais como a Profª Francisca Elzika, Olavo Brasil, Profª Wanda David Aguiar, Carlos Casadio, Voltaire Pinto, Dom José Nepote, Lobo D’almada, Raimunda Nonato de Freitas e outras passaram por obras de melhorias.
 
No interior, as escolas Indígena Tuxaua Pedro Terêncio (Bonfim), Indígena Índio Macuxi (Uiramutã), Barbosa de Alencar (Cantá), Presidente Castelo Branco (Caracaraí), Leopoldo Campelo (Rorainópolis), Darcy Ribeiro (São Luiz) e outras unidas dos demais municípios também receberam serviços de reparo e manutenção.
 
NOVAS ESCOLAS, NOVOS MODELOS
 
Neste ano letivo de 2023, 18 escolas recém-construídas vão receber os alunos com total conforto e comodidade. Entre as unidades de ensino que estão previstas para serem entregues ainda no primeiro semestre deste ano estão as escolas Indígena Saraykana (Pacaraima), Do Quinhentos (Caracaraí), Recrear (Alto Alegre), Francisca da Costa Moraes (Boa Vista), Indígena Atanásio Mota (Lago Grande) e outras.
 
A Seinf está na finalização de um projeto próprio de escola modelo para as comunidades indígenas de Roraima. O arquiteto da pasta, Edwin Nattrodt, destacou que se trata de um projeto simplificado, de rápida execução em comunidades distantes e, em alguns casos, de difícil acesso.
 
“A demanda tem características específicas, pela questão de tamanho das comunidades e quantidade de alunos. Então é um projeto simples, que vai abranger duas salas de aula, uma secretaria, uma copa, banheiro adaptado, depósito e área de convivência e circulação, mas que atende à demanda destas localidades”, explicou Edwin.

GEILSO PINHO
Categoria:Infraestrutura

Deixe seu Comentário