ASSISTÊNCIA AOS YANOMAMI: Governo de Roraima dará suporte à Casai em exames laboratoriais de indígenas

A parceria foi firmada em reunião realizada entre o governo estadual e a Força Nacional do SUS / Foto: Ascom/Sesau /

O Governo de Roraima anunciou nesta quarta-feira, 1º, que dará suporte às ações de assistência em saúde desenvolvidas pela Casai (Casa de Saúde Indígena) Yanomami a indígenas da etnia por meio da realização de exames laboratoriais de rotina.
 
A parceria foi firmada em reunião realizada com a Força Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde). As tratativas que farão parte do plano de ação foram acordadas por representantes da CGAE (Coordenadoria Geral de Assistência Especializada) da Secretaria de Saúde.
 
“A reunião foi proveitosa, pois teremos como colaborar com a Casai, através do Hospital das Clínicas, onde faremos alguns exames. De forma protocolada, iremos abastecer e atender essas demandas caso sejamsolicitadas”, informou o diretor do DPADE (Departamento de Políticos e Apoio ao Diagnóstico Especializado) da Sesau, George Ribeiro.
 
Pelo acordo firmado entre as duas entidades, os exames que serão realizados são complementares aos que já estão sendo realizados na Casai, como teste de coagulação, provas de função hepática e exames de cálcio, sódio, potássio, magnésio e fósforo.
 
O coordenador da Força Nacional do SUS, Paulo Campos, destacou que a Sesau irá colaborar com a disponibilização de equipes médicas para as comunidades, por meio do apoio no abastecimento de medicamentos e insumos.
 
“Temos o Hospital de Campanha, porém alguns exames laboratoriais, como o coagulograma, necessitam dessa retaguarda. No momento em que a Sesau garante isso, fica mais fácil ter o encaminhamento e atendimento de pacientes yanomami de acordo com a necessidade”, pontuou.
 
APOIO CONTINUADO
 
Ao longo dos últimos anos, o Governo do Estado tem realizado diversas ações em prol das comunidades indígenas. Na Saúde, o principal destaque fica por conta da execução de atividades de prevenção, monitoramento e controle da malária.
 
Em setembro de 2022, por exemplo, a CGAE reforçou o abastecimento de insumos laboratoriais para o diagnóstico da doença, atendendo a uma demanda do Dsei-Y (Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami).
 
“Desde o mês de setembro até dezembro [de 2022], foram [enviadas] 10 mil lâminas e 20 frascos de óleos de imersão, que é complemento para a leitura do microscópio [que ajuda a detectar a doença]”, completou o diretor do DPADE.

MINERVALDO LOPES e SUYANNE SÁ
Categoria:Saúde

Deixe seu Comentário