INFRAESTRUTURA E ECONOMIA: Obras do Governo de Roraima geram emprego e renda na área da construção civil

Ao todo, as quatro obras visitadas nesta terça-feira pelo governador Antonio Denarium e o vice Edilson Damião geram 492 postos de trabalhos diretos e indiretos / Foto: Ederson Brito /

Nesta terça-feira, dia 31, o governador de Roraima, Antonio Denarium, e o vice-governador e secretário da Seinf (Secretaria de Infraestrutura), Edilson Damião, visitaram os canteiros de obras dos novos prédios e estruturas pertencentes à estrutura da administração pública estadual.
 
A comitiva técnica foi à Seed (Secretaria de Educação), à Segad (Secretaria de Gestão Estratégica e Administração), à Feira do Passarão, ao Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito) e à nova sede do Iteraima (Instituto de Terras e Colonização), que está com mais de 99% dos serviços concluídos.
 
“Roraima está dando certo. Hoje estamos visitando a obra do futuro prédio da Segad. São mais de 3.700 metros quadrados de obra, um investimento de R$ 17 milhões com emenda do parlamentar do deputado e agora senador Hiran Gonçalves. No geral, são obras que recuperam parte da história do Estado, dão dignidade e conforto aos servidores e é um investimento para o funcionamento da administração pública”, declarou o governador Antonio Denarium durante a visita técnica.
 
Para o vice-governador e titular da Seinf, Edilson Damião, essa é uma diretriz de trabalho que desenvolve Roraima. “A prova desse trabalho sério e comprometido com o Estado é a quantidade de obras em andamento, que além de tudo, ainda geram emprego e renda para os roraimenses”, enfatizou.
 
Obras demandam trabalho para população no setor de construção civil
 
Ao todo, as quatro obras visitadas nesta terça-feira geram 492 postos de trabalhos diretos e indiretos. A secretária-adjunta da pasta, Delchelly Roberta, explicou que a quantidade e volume das construções demandam profissionais qualificados e movimentam o mercado da área da construção civil.
 
“São obras de grande porte e grande impacto para a sociedade onde a gente vê um grande número de trabalhadores, e isso gera renda direta e indireta. São cerca de 250 empregos diretos e indiretos nesse processo [das obras da Segad e da Seed]. No final, os funcionários vão ter mais qualidade para trabalhar e fazer o atendimento ao público”, contextualizou a engenheira.
 
No canteiro de obras da Segad, no bairro São Francisco, os operários estão na etapa de fundação do prédio. O carpinteiro Ciro Camelo de Oliveira, de 43 anos, exerce o ofício há mais de uma década. Ele explicou que a realização de obras de infraestrutura no setor público resultam na valorização e grande procura dos profissionais que ocupam os postos de trabalho no setor.
 
“Trabalho na construção civil, um setor que está sendo valorizado e está dando emprego em Roraima. Eu saí de uma empresa e fechei com essa [que trabalho] agora. Está tendo muita obra, tem pessoal e não precisa sair para outro Estado para trabalhar, dá para ficar aqui mesmo, perto da família e dos amigos”, afirmou o carpinteiro.
 
No Centro Cívico de Boa Vista, a obra da sede original da Secretaria de Educação e Desporto está na fase de vedação da alvenaria, com 50% dos serviços concluídos. Com área total de 2.557,12 m², o prédio terá quatro pavimentos, onde vai funcionar a estrutura administrativa, auditório, área especial para eventos e fachada em pele de vidro. O operário Leider Barrios, de 30 anos, é natural da Colômbia e mora em Roraima há seis anos. Ele relatou que esta é a primeira vez que trabalha de forma regular e com carteira assinada no Brasil.
 
“É a primeira vez que trabalho assim em obra e que está indo muito bem, porque tenho emprego. Eu tenho seis anos morando aqui já, trabalhei na rua vendendo carregador e fone de ouvido e agora tenho um bom emprego fixo. Está dando tudo certo, graças a Deus”’, disse.
 
A comitiva técnica visitou ainda as obras dos prédios do Detran, que estão no final da primeira etapa, com a conclusão do esqueleto estrutural do prédio, e da Feira do Passarão, em que os serviços estão na etapa de cobertura do local, com aproximadamente 50% da obra executada. Estas obras geram cerca de 240 empregos diretos e indiretos.

GEILSO PINHO
Categoria:Infraestrutura

Deixe seu Comentário