Turismo deve aumentar durante o Carnaval em Roraima

A CNC estima que o carnaval deste ano em Roraima movimente R$ 18,4 milhões em receita de vendas / Foto: Ascom/Fecomércio-RR /

A estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é que o carnaval de 2023 movimente R$ 18,4 milhões em receita de vendas, abrangendo tanto  os gastos com as tradicionais festas de carnaval, quanto as despesas com hospedagem, alimentação, transporte e outros consumos relacionados ao turismo em Roraima.

Segundo o assessor econômico da Fecomércio/RR, Fábio Martinez, “o valor estimado para 2023 deverá ser 27,8% superior ao valor apresentado em 2022, superando as receitas obtidas antes das restrições impostas por conta da pandemia de COVID”.

Conforme o presidente da CNC, José Roberto Tadros, o principal obstáculo ao restabelecimento das receitas ao nível pré-pandemia é o atual contexto econômico menos favorável.

“Os reajustes de preços de praticamente todos os segmentos, o aumento significativo da taxa de juros e o alto comprometimento da renda com dívidas fazem com que os gastos com lazer sejam comedidos, mas ainda assim consideravelmente maiores do que em 2021”, afirma o presidente.

Com o aumento das passagens aéreas, viajar ficou mais caro que no ano passado. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou uma alta de 23,53% nas passagens aéreas, em 2022. No mesmo sentido, a hospedagem aumentou 18,21%, e os pacotes turísticos ficaram 17,16% mais caros. As três variações se projetaram acima do nível geral de preços, que subiu 5,79%.

Com as passagens áreas nas alturas, o turismo regional deve movimentar o setor em 2023 e muitos moradores vão aproveitar o período de folia para viajar pelos pontos turísticos do Estado.

“O setor turístico em Roraima vem apresentando um bom desempenho nos últimos anos e o aquecimento do turismo roraimense no ano passado continua refletindo este ano. Muitos roteiros já estão com suas hospedagens quase totalmente ocupadas para o carnaval e a tendência é um movimento ainda maior. Podemos dizer que o carnaval de 2023 vai ser o Natal para o setor do turismo”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPD, Ademir dos Santos.

Segundo dados do Ministério do Trabalho, de janeiro a novembro de 2022 o setor criou 951 novos empregos formais, maior resultado em toda a série histórica, registrando crescimento de 22,8% em relação ao ano anterior, também sendo até o momento, o maior crescimento anual para o turismo de Roraima.

Sobre os destinos mais procurados durante o Carnaval, segundo o Departamento de Turismo, da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo, o Estado de Roraima apresenta vários roteiros e atrativos, destacando:
 
- Serra do Tepequém - Amajari;
- Serra Grande - Cantá;
- Fazenda Buritizal Grosso - Bonfim;
- Lago do Robertinho - Boa Vista;
- Eco Park - Boa Vista;
- Aquac Mak - Boa Vista;
- Parque Nacional do Viruá - Caracaraí;
- Turismo Makuxi - Uiramutã;
- Rotas das Cachoeiras - Mucajaí
- Comunidade da Raposa I - Normandia
- Comunidades Indígenas - Pacaraima
- Pesca Esportiva no baixo Rio Branco - Rorainopolis
- Monte Roraima.
 Ainda de acordo com o DETUR – Departamento de Turismo, a maioria dos atrativos já está com boa parte de sua rede hoteleira reservada para o período de carnaval de 2023.

IARA BEDNARCZUK
Categoria:Turismo

Deixe seu Comentário