VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: MPRR se reúne com órgãos de segurança para melhorar atendimento às vítimas

A reunião ocorreu na manhã desta terça-feira, 29, e foi conduzida pela Promotora de Justiça de Defesa da Mulher, Lucimara Campaner / Foto: Ascom/MPRR /

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) se reuniu na manhã desta terça-feira, 29 de novembro, com representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), Polícia Militar, Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) e Polícia Civil para tratar sobre a otimização dos serviços prestados às mulheres vítimas de violência doméstica.

A reunião foi conduzida pela Promotora de Justiça de Defesa da Mulher, Lucimara Campaner, que reforçou a necessidade de que haja agilidade no atendimento às denúncias de violência contra mulher pelo número de emergência, 190.

“A mulher muitas vezes não tem condições de ligar mais do que uma vez, ela não tem esse tempo, a vida dela está em risco. Quando mais tempo se demora para atender ou para chegar, maior a chance de um feminicídio ser cometido”, ressaltou a Promotora de Justiça.

Somente nesse último fim de semana, foram registrados quatro casos de violência doméstica. Em um dos casos, as vítimas só foram atendidas após a décima ligação para o 190.

Durante a reunião, ficou definido que, a partir de agora, as ligações referentes à Lei Maria da Penha serão consideradas “chamada zero”, ou seja, prioridade à frente das demais ocorrências. Além disso, foi consenso entre os participantes que devem ser instituídas medidas e políticas públicas para melhorar o serviço de atendimento às mulheres vítimas de violência.

De acordo com a Promotora, o MPRR também expedirá uma Recomendação com diretrizes que deverão ser seguidas conforme o acordado nesse encontro. “Vamos acompanhar a implementação e aprimoramento desses e de outros serviços em prol das mulheres”, ressaltou Lucimara Campaner.

Participaram da reunião a Secretária da Setrabes, Tânia Soares de Souza, Valdeane Alves de Oliveira, Subcomandante Geral da Polícia Militar de Roraima, o Secretário Adjunto de SESP, Ellon Wagner de Souza, e a Delegada-Geral Adjunta, Darlinda de Moura Viana.

FONTE: PORTAL MPRR
Categoria:Justiça

Deixe seu Comentário