NESTA SEGUNDA-FEIRA: Cerca de 3 mil inscritos iniciaram cursos no Instituto de Educação

Qualificação segue até o próximo sábado, dia 3 de dezembro / Foto: Neto Figueredo /

O Governo de Roraima, por meio do IERR (Instituto de Educação de Roraima), iniciou nesta segunda-feira, dia 28, o Capacita Saúde, com a oferta de vários cursos práticos de qualificação profissional, que estão ocorrendo nas dependências do Centro Universitário Estácio da Amazônia.

Cada curso terá a duração de 40 horas /aula, e os primeiros 2.085 inscritos, em Boa Vista, seguem na qualificação até sábado, dia 3 de dezembro.

O Instituto de Educação oferecerá 4.900 vagas para cursos práticos presenciais, teóricos e no formato remoto (online), distribuídos nos municípios de Boa Vista, Cantá, Mucajaí, Iracema, Alto Alegre, Amajari, Caracaraí, Normandia, Bonfim e Pacaraima.

A reitora do IERR, Elísia Martins, explicou que o objetivo dos cursos é qualificar os servidores que já estão no mercado de trabalho e abrir espaço também para aqueles que desejam adentrar o mercado de trabalho e para a comunidade em geral.

“Os cursos da área da saúde atendem na maioria servidores que já estão no mercado de trabalho, potencializando um atendimento melhor e mais humanizado para a população", disse.

Além da área da Saúde, são ofertados cursos na área de manipulação de alimentos que contam com a participação de merendeiras, mães de famílias que desejam aprender um pouco mais sobre a manutenção de uma alimentação saudável.

“Estamos também oferecendo cursos voltados para pecuária, como o curso de Inseminação Artificial (animal), hoje muito procurado pelos jovens e por adultos que já trabalham ou que querem ingressar no mercado de trabalho. Afinal, o nosso Estado tem a vocação para o agronegócio, pecuária, avicultura, piscicultura, apicultura, e o governador Antonio Denarium trabalha de forma incansável na formação de mão de obra qualificada, empregabilidade, renda e subsídios necessários para o desenvolvimento das referidas atividades, frisou a reitora Elísia.
 
Ampliar conhecimentos 

A nutricionista da Secretaria de Educação, Joelma de Souza Costa, que está fazendo o treinamento de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos falou da satisfação e expectativa com o curso e que pretende compartilhar os conhecimentos adquiridos nesses dias.

“Agradeço a oportunidade de estar aprendendo um pouco mais. Sou nutricionista e quero transmitir para os futuros servidores, entre os quais as merendeiras, pois pretendemos fazer os treinamentos com eles.  Já fizemos dois, um em Cantá e outro em Mucajaí. Provavelmente, o treinamento em Boa Vista será em janeiro.  É sempre uma satisfação aprender com essa equipe do Instituto de Educação”, garantiu.

O servidor da Secretaria do Índio e médico veterinário, Johann Aly, é um dos inscritos no curso prático de Inseminação Artificial (animal).  Ele disse que vinha pensando em fazer esse curso há algum tempo e que agora está tendo a oportunidade de fazer gratuitamente.

“Eu acho importante o Governo proporcionar essa qualificação. Eu tinha interesse em fazer esse curso particular e agora surgiu essa oportunidade, eu me inscrevi e espero muito que seja bom para o mercado. Acredito que vai somar bastante para o meu currículo”, falou satisfeito.

Para a merendeira Francisca Morais Borba, que trabalha há pouco mais de um ano na Escola Estadual Vovó Mundica, o curso de qualificação vai ajudar na hora de preparar a merenda.

“Com esse curso eu vim buscar mais prática para empregar no meu local de trabalho e também para repassar para alguém que me ajuda e, às vezes, não sabe igual a mim.  Sempre trabalhei em restaurante, mas nunca fiz nenhum curso, então vim para me aperfeiçoar mais um pouco”, disse feliz.

Cursos que começaram nesta segunda-feira e seguem até o sábado: Hematologia Básica, Treinamento de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos (Merendeiras), Inseminação Artificial (Animal), Procedimentos Técnicos em Feridas e Curativos, Primeiros Socorros, Punção Venosa, Microscopia de Doenças Parasitárias Tropicais, Saúde, Alimentação e Qualidade de Vida.

VÂNIA COELHO
Categoria:Educação

Deixe seu Comentário