NOVEMBRO ROXO: Sesau promove encontro entre servidores e familiares de prematuros no Parque Anauá

Ação foi alusiva ao Novembro Roxo, mês de atenção e sensibilização à prematuridade / Foto: Fernando Oliveira /

A Sesau (Secretaria de Saúde) promoveu na tarde deste domingo, 27, um encontro entre mães e servidores que atuam no cuidado de recém-nascidos na UTI Neonatal do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth. Essa é mais uma ação alusiva ao Novembro Roxo, mês de atenção e sensibilização à prematuridade.  

A programação começou às 16h30, com atividades recreativas no Parque Anauá, no bairro dos Estados. Além de pintura em rosto, a ação contou ainda com gibiteca para crianças, apresentações de danças e músicas, dentre outras atrações.

“Nós tivemos a oportunidade de fazer esse evento extra-hospitalar com o principal objetivo de nos reunirmos aqui, nesse momento muito feliz, com as mães que tiveram bebês internados na Maternidade. Graças a Deus deu tudo certo e hoje elas podem estar aqui, juntamente com a equipe do Hospital Materno Infantil e Sesau, comemorando essa vitória”, destacou a enfermeira e coordenadora da UCINCo (Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais) da Maternidade, Vivia Santana.

Thallyta Pires, de 32 anos, teve seu primeiro filho com apenas 34 semanas de gestação, devido a um mau funcionamento da placenta. Desde o nascimento do pequeno Miguel, os dois lutaram diariamente para que ele conseguisse o peso ideal para poder ir para casa.

“Esse evento é muito importante, é um alerta também. Para prevenir a prematuridade, é preciso investir mais no pré-natal e conscientizar as pessoas sobre isso, pois, conforme as estatísticas, as crianças que mais morrem são as prematuras. Então, é um tema muito importante que tem que ser abordado”, comentou.

A programação deste ano contou com o apoio da Segad (Secretaria da Gestão Estratégica e Administração), Secult (Secretaria de Estado da Cultura e Turismo), Seadi (Secretaria da Agricultura, Desenvolvimento e Inovação) e Cerr (Companhia Energética de Roraima).

SUYANNE SÁ
Categoria:Saúde

Deixe seu Comentário