CULTURA POPULAR: Alunos da capoeira participam de batizado no Centro de Convivência da Juventude

Durante a cerimônia, foi feita a troca de cordas para o nivelamento dos capoeiristas / Foto: Eduardo Andrade /

O Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), em parceria com o Grupo Senzala, realizou neste domingo (25) um batizado de capoeira com os alunos da modalidade. A celebração reuniu grupos capoeiristas, estudantes e o público geral.

Durante a cerimônia, foi feita a troca de cordas para o nivelamento dos capoeiristas, conforme a experiência de cada um. De acordo com o professor do Centro, contramestre Mayke Araújo, nove alunos com idade de 5 a 14 anos participaram da graduação.

“A função aqui é dar mais visibilidade não só à capoeira na cultura, mas trabalhar a integração com as crianças. Além de mostrar para o povo como é nosso dia a dia. No ritual da troca de cordas, chamamos os alunos para jogar e fazer o que aprenderam nos treinos”, explicou o contramestre.

Para o mestre Renato Maluco, líder do Grupo Senzala, ações como essa são importantes para fortalecer o trabalho e dar visibilidade à representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular e música.

“É muito importante preservar nossa cultura, com uma arte genuinamente brasileira e que já está no mundo inteiro. Estamos aqui desenvolvendo esse trabalho em Roraima, junto com outros grupos, trabalhando para o fortalecer a capoeira. Precisamos de locais como esse, que possam atender todo o público”, destacou o mestre Renato.

Uma das graduadas da noite, a aluna Melina Andrade, de 10 anos, pratica capoeira no Centro de Convivência há três meses. Para ela, a integração é o que torna o esporte especial.

“Foi o esporte que eu preferi [entre as modalidades do Centro]. Eu gosto porque é legal, fiz amigos e aprendi novos golpes”, disse Melina.

Outro graduado, o aluno Pedro Henrique Galvão, de 11 anos, iniciou por acaso na capoeira, mas afirma que acabou se apaixonando pela modalidade.

“Foi ideia da minha mãe, ela ia me colocar no karatê, mas não tinha mais vaga. Então ela me colocou na capoeira, mas acabei gostando muito. Gosto de fazer os golpes, as esquivas. É divertido”, afirmou Pedro.

Centro de Convivência da Juventude

O Centro de Convivência da Juventude oferta gratuitamente aulas de judô, jiu-jitsu, capoeira, ginástica rítmica, futebol, zumba, K-pop e artes circenses para a população.

Mais informações sobre as modalidades podem ser obtidas na sede da Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa, localizada na avenida Ataíde Teive, nº 3510, ou pelo telefone (95) 99112-4247.

JULIANA DAMA
Categoria:Ação Social

Deixe seu Comentário