ELEIÇÕES 2022: Eleitores devem ficar atentos não confundir a ordem de votação

Para quem não conseguiu decorar os números dos cinco cargos, a Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor leve uma colinha na hora de votar / Foto: Divulgação /

Nas eleições gerais deste ano, o eleitor roraimense vai escolher oito deputados estaduais e oito federais, além de um senador, o governador e o presidente da República.

A grande quantidade de candidatos e os respectivos cargos a que concorrem pode confundir o eleitor mais desatento, quando estiver em frente à urna eletrônica.

Essa é uma das preocupações da Justiça Eleitoral, que produziu diversas peças publicitárias a fim de esclarecer o eleitor sobre a ordem correta em que os candidatos vão aparecer na hora de votar.

Iara Calheiros, analista judiciário do TRE-RR (Tribunal Regional Eleitoral de Roraima), afirma que em toda eleição sempre aparece alguém reclamando de que digitou o número do candidato e não apareceu a foto - ou que apareceu uma foto fake news -, ressaltando a segurança das urnas eletrônicas.

"Eleitor, fique atento. Esse ano a gente tem muitos cargos para serem votados, porque se trata de uma eleição geral. A gente vê sempre essa reclamação e, principalmente essa fake news, de que o eleitor digitou o número do candidato e não apareceu a foto. Mas porque não apareceu a foto? Porque provavelmente ele deve ter digitado o número errado, ou então não era para aquele cargo", assegura.

A analista judiciário detalha a ordem de votação e chama a atenção dos eleitores para que fiquem atentos.

"A votação vai começa pelo deputado federal com quatro dígitos, depois deputado estadual com cinco dígitos, depois para senador que são três dígitos, em seguida vem governador e depois para presidente, ambos com apenas dois dígitos", afirma.

Iara Calheiros também aconselha ao eleitor que leve a colinha com todos os números dos candidatos preenchidos para facilitar na hora de votar.

O primeiro turno das eleições deste ano ocorre no dia 2 de outubro e, caso haja segundo turno, será no dia 30 de outubro. Lembrando que a votação começa e termina mais cedo este ano. O início será às 7h e encerramento às 16h.

WIRISMAR RAMOS - da Redação (e-mail: wirismar@gmail.com)
Categoria:Política

Deixe seu Comentário