TROPA QUALIFICADA: Governo de Roraima forma 123 novos cabos da Polícia Militar

A cerimônia de promoção ocorreu nesta quinta-feira, 15, no Estádio Flamarion Vasconcelos / Foto: Secom-RR /

O Governo de Roraima formou nesta quinta-feira, 15, mais uma turma de 123 cabos da que concluíram o Curso Especial de Formação de Cabos do quadro especial de praças da Polícia Militar de Roraima do segundo semestre de 2022.
 
A cerimônia de promoção ocorreu no Estádio Flamarion Vasconcelos e teve a presença do general de brigada e comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, Marcelo Lorenzini Zucco.
 
O curso de qualificação iniciou no dia 15 de junho e teve duração de 3 meses. Foram ministradas 12 disciplinas nas áreas jurídica, administrativa e o estágio operacional, totalizando a carga horária de 450 horas-aulas na formação.
 
A formação continuada faz parte do programa de valorização da carreira dos policiais militares, política que tem sido desenvolvida pelo Governo do Estado. Ainda neste ano, mais 194 soldados estarão realizando o mesmo curso de Formação de Cabos e poderão ascender em suas carreiras.
 
Para o comandante da PM, coronel Francisco Xavier, o Governo de Roraima tem se preocupado com a qualificação e valorização de todos que compõem as forças de segurança estaduais.
 
“Além de todo o investimento na segurança que o Governo de Roraima tem feito, como reaparelhamento, reestruturação dos quartéis e delegacias, também temos preocupação em qualificar a tropa. Hoje formamos mais 123 cabos, e isso demonstra a valorização do profissional de segurança pública. Agora esses policiais se encontram prontos para contribuírem ainda mais a nossa sociedade”, disse Xavier.
 
Os novos cabos serão empregados, prioritariamente, na execução da atividade policial militar. Eles foram capacitados para desempenhar novas funções, que a partir de agora passam a atuar no comando de equipes de serviço e auxiliar sargentos e oficiais nas instruções e serviços diários da corporação.
 
Agora recém-formado, o segundo colocado da tropa, o cabo PM, Luan Storny, falou sobre o desempenho que teve no curso e atuação no serviço.
 
“O curso foi um desafio pessoal pra mim, onde tive que superar minhas dificuldades para conseguir avançar durante o curso e conseguir oficiar a colocação que tive, em ser o segundo colocado. Julgo que não foi fácil, entre 123 alunos poder conquistar e alcançar o objetivo, isso foi muito gratificante. A partir desse momento, pretendo aplicar o meu conhecimento no serviço do dia a dia”, declarou.
 
VALORIZAÇÃO DA TROPA
 
Desde de 2018, a gestão do Governo de Roraima trabalha para melhorar as forças estaduais de segurança pública com o aparelhamento, viaturas e cursos de qualificação profissional. Já foram mais de R$ 600 milhões na Polícia Militar de Roraima, em equipamentos, armamentos, munição, pistolas, rifles, fuzis e itens de proteção individual, como coletes balísticos.
 
No dia 12 de novembro de 2021, o Governo lançou o Polícia na Rua, o maior programa de segurança pública da história do Estado. São mais de 120 viaturas modernas e equipadas com sistema de inteligência para reforçar o policiamento ostensivo, tanto na capital, quanto no interior.
 
Além disso, o Executivo tem valorizado a tropa com promoções de policiais militares do quadro de praças e oficiais. Entre os anos de 2019 e 2021, foram promovidos 1.913 policiais militares, sendo 559 oficiais e 1.354 praças, o que totaliza, até o momento, 2.037 promoções. Investindo na qualificação dos profissionais, 678 policiais militares fizeram cursos de formação e aperfeiçoamento.
 
Também realizou concurso público para a PMRR com 400 vagas. No entanto, após todas as etapas finalizadas, 423 aprovados foram convocados para o curso de formação, e todos já estão trabalhando.
 
Também foram chamados 137 policiais da segunda turma para fazer o curso de formação, totalizando 559 novos policiais que passaram a fazer parte da corporação militar.
 
No início do mês de abril de 2022, o Governo convocou 334 da terceira turma para o curso de formação. Posteriormente, em junho, foram convocados mais 120 classificados do cadastro de reserva.

NEYDERSON SAMPAIO e WESLEY OLIVEIRA
Categoria:Segurança

Deixe seu Comentário