DIA DO CLIENTE: Produtos com avarias ou descontos devem ter garantias, alerta Procon Assembleia

Além das lojas físicas, algumas online também participam da data; é preciso ter cuidados ao fazer pedidos de forma remota / Foto: Jader Souza /
 
Nesta quinta-feira (15) é comemorado o Dia do Cliente. A comemoração ocorre desde 2003 e é aproveitada tanto por lojistas, para atrair compradores, quanto pelos consumidores que desejam adquirir produtos mais baratos.
 
Conforme o Procon Assembleia, empresas e clientes têm direitos, mas também deveres previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC). A diretora do órgão, Mileide Sobral, explica quais são eles.
 
“É importante que o consumidor guarde as ofertas. Se esses descontos forem de produtos que apresentem algum arranhão, por exemplo, que ele saiba que isso não pode comprometer o funcionamento e a garantia ainda deve ser aplicada. Sobre a troca de objetos, a gente lembra que a loja pode deliberar se eles podem ser trocados ou não, devido à política de trocas de cada local. Só existe a obrigatoriedade de troca de produtos que apresentem defeitos”, explicou.
 
Além das lojas físicas, algumas online também participam da data. A diretora destaca os cuidados que se deve ter ao fazer pedidos de forma remota.
 
“Desconfie de valores muito abaixo dos praticados no mercado, porque isso pode induzir o consumidor ao erro e indicar fraude, principalmente se as compras forem feitas online. Tenha sempre em mente pesquisar preços, porque é importante saber se aquele valor ofertado como promoção realmente classifica o produto com desconto real, e saiba das especificações do que se deseja adquirir. É preciso se planejar para essas compras”, concluiu.
 
Leandro Santos é dono de um quiosque de sapatos infantis, localizado no shopping do bairro Caçari. Ele e seus funcionários pesquisaram quais produtos têm mais saída para lançar aos clientes e, também, atrair novos compradores. Segundo o comerciante, datas como essas devem ser aproveitadas pelos lojistas.
 
“Apesar do pouco tempo de funcionamento da loja, acreditamos que essas datas, como a de hoje e a Black Friday, são bem esperadas pelo público, que coloca na sua agenda e fica na expectativa de ter essas promoções, o que acaba fidelizando esses dias, para tentar buscar algo mais barato, com preço mais acessível”, avaliou.
 
De acordo com Santos, os descontos em sua loja vão variar de 10% a 25%, e a promoção se estenderá até domingo (18).
 
“A expectativa de vendas é boa. Estamos com grandes ofertas, com preços variados. A gente quer atrair as pessoas no fim de semana todo com essas promoções. Acho que o brasileiro gosta disso e é uma forma de se comprar algo de que esteja precisando. É importante aderirmos”, disse.
 
O Procon Assembleia funciona na Superintendência de Programas Especiais, localizada na Avenida Ataíde Teive, número 3510, bairro Buritis, das 8h às 18h. Em caso de dúvidas, também é possível buscar atendimento pelo WhatsApp (95) 98401-9465 e no site al.r.leg.br/procon.

SUZANNE OLIVEIRA
Categoria:Economia

Deixe seu Comentário