Júri popular elege animação de Roraima melhor filme de festival do Rio de Janeiro

Agora a produção roraimense tem sete prêmios nacionais e internacionais / Foto: Divulgação /

O filme de animação “A inacreditável história do milho gigante”, realizado pela produtora Platô Filmes e dirigido por Aldenor Pimentel, ganhou o prêmio de Melhor Filme na mostra Todos os Subúrbios, do Festival de Audiovisual Suburbano (FAS), do Rio de Janeiro, pelo Júri Popular. A votação foi on-line. O resultado foi divulgado na quarta-feira, dia 9 de agosto.

Esta primeira edição do festival foi realizada no formato virtual, em maio deste ano. Das 185 inscrições de curtas de todas as regiões do País, foram selecionados 20 filmes. Na mostra Todos os Subúrbios, “A inacreditável história do milho gigante” concorreu com filmes produzidos em periferias e subúrbios de todo o Brasil. “Acreditávamos que ele o filme seria bem recebido no Norte e no Nordeste. E agora temos a alegria de vê-lo premiado pelo Brasil e pelo mundo”, comemorou o diretor da produção.

Com esse resultado, o filme roraimense alcança a marca de sete prêmios, sendo quatro brasileiros e três estrangeiros. A animação participou em 21 festivais nacionais e internacionais, sendo 11 no Brasil e dez no exterior, com exibição em todas as regiões do País e todos os continentes do mundo, exceto Oceania.

“A inacreditável história do milho gigante” foi exibida ou selecionada para exibição nos Estados Unidos, Inglaterra, Croácia, Índia, Indonésia e Nigéria, bem como exibições on-line. Todos os prêmios internacionais do filme de animação foram em festivais da Índia. No Brasil, o filme exibido em Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Piauí, Goiás, Florianópolis, Maranhão, Pará, Rondônia e Amapá. Em Roraima, foi exibido em Boa Vista e Amajari (Tepequém).

O enredo do filme roraimense é inspirado em poema homônimo de Aldenor Pimentel, publicado também nas versões cordel e livro infantil. Na história, no meio do lavrado, uma pequena formiga encontra um milho gigante. O Tamanduá aparece e se dispõe a cuidar do alimento, enquanto ela busca ajuda dos parentes para levar o milho até o formigueiro, o que deixa a formiga em um dilema: confiar ou não no seu maior predador?

“A inacreditável história do milho gigante” é um curta-metragem de cinco minutos, totalmente produzido em Roraima e finalizado em 2021. O filme foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal, após aprovação no Edital Laucides Oliveira de Audiovisual, lançado em 2020 pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-RR).

Assista abaixo ao trailer do filme:

DA REDAÇÃO
Categoria:TV e Cinema

Deixe seu Comentário