DIREITO DO CONSUMIDOR: Procon Assembleia alerta para cuidados na hora das compras do Dia dos Pais

Pesquisar preços, verificar CNPJ e políticas de troca das lojas garantem segurança aos compradores / Foto: Eduardo Andrade /
 
Com a proximidade do Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo (14), a busca pelo presente ideal pode gerar dor de cabeça. Para evitar os problemas que costumam acompanhar esse período, o Procon Assembleia reúne algumas dicas para ajudar os consumidores.
 
De acordo com a diretora do Procon Assembleia, Mileide Sobral, os primeiros passos para ir às compras com segurança são definir o orçamento e fazer uma pesquisa de preço.
 
“É importante que o consumidor entenda do seu orçamento familiar para que não o comprometa e saiba a melhor forma de pagamento dessas compras, se é à vista ou parcelada. E então, realize a pesquisa de preço e defina o que comprar conforme esse orçamento”, explicou.
 
Ainda segundo Mileide, as compras online precisam de mais atenção, apesar da comodidade e praticidade que oferecem. Verificar a confiabilidade dos sites é indispensável, principalmente quando oferecem promoções “imperdíveis”.
 
“O consumidor deve verificar se a loja tem CNPJ [Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica], se possui endereço fixo ou SAC [Serviço de Atendimento ao Consumidor] que atenda às necessidades. Além disso, deve fazer a pesquisa de confiabilidade dos sites. Mas sempre que possível, utilizar plataformas sobre as quais já tenha conhecimento e que saiba que são seguras”, pontuou.
 
Tanto para compras em loja física quanto online, é importante que o consumidor se certifique da possibilidade de troca, caso o presente não agrade ou não sirva. A diretora explica que as empresas não são obrigadas a trocar produtos que não apresentam defeitos.
 
“Legalmente, não temos uma política de troca para produtos que foram comprados e não apresentam defeitos. Essas políticas são definidas pelas lojas. O consumidor, antes de fazer a compra, deve verificar as condições de troca.”
 
Já no caso de compra de produtos defeituosos, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) assegura a resolução do problema, desde que o comprador tenha a nota fiscal ou comprovante da compra.
 
“Produtos como vestimenta, [as empresas] têm até 30 dias para resolver o problema. Produtos como eletrodomésticos e eletroeletrônicos, o cliente tem 90 dias para informar o defeito e a loja tem 30 dias para resolver o problema”, detalhou.
 
Em caso de dúvidas ou problemas com as compras, os consumidores podem procurar o Procon Assembleia, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Avenida Ataíde Teive, número 3510, bairro Buritis. Também é possível buscar atendimento pelo WhatsApp (95) 98401-9465 e site ale.rr.leg/procon.
 
Expectativa do comércio
 
Considerada uma das principais datas para o comércio varejista, o Dia dos Pais movimenta o comércio local. Para o consultor de vendas Yves de Souza, que trabalha há um ano no segmento de roupas masculinas, o momento é de otimismo.
 
“Estamos nos preparando para essa data tão especial. O movimento já está bem maior do que no mês passado. Procuramos sempre fazer promoções em datas comemorativas, para atrair mais clientes e aumentar nosso faturamento”, disse.
 
Segundo o consultor, a adoção de uma política de troca de produtos foi uma maneira eficaz de atrair clientes para a loja.
 
“Quando é presente, damos 30 dias para o cliente fazer a troca. É um período grande em relação a outras empresas. Adotamos essa política para atrair mais clientes também”, afirmou Yves.
 
No segmento de sapatos masculinos, a pesquisa por presentes também já começou, segundo o consultor de vendas Felipe Vinicius Silva. A expectativa é que as compras se intensifiquem com a proximidade da data.
 
“Esperamos que nos próximos dias as vendas aumentem ainda mais.  Trabalhamos muito o marketing nas redes sociais e percebemos que os clientes já começaram a pesquisar os preços. Nossa expectativa é bem alta, até porque em Boa Vista tem poucas lojas de sapatos masculinos”, afirmou Felipe.
 
Fazer a pesquisa de preço, verificar a política de troca e guardar a nota fiscal já fazem parte do rito de compras do assistente social Flávio Barroso, como orienta o Procon.
 
“Vou ao shopping para fazer uma análise de preços, porque precisamos economizar, mas os pais merecem ser presenteados e honrados no dia deles. [...] Opto por presentes que sei que ele vai gostar, como camisa, perfume, sandália. É importante comprar e guardar a notinha, caso futuramente ele queira trocar”, disse.
 
Mas acima da busca pelo presente, Flávio reforça o verdadeiro espírito do Dia dos Pais: celebrar a relação entre pais e filhos.
 
“A celebração do Dia dos Pais é importante. É uma forma de homenageá-los e demonstrar carinho e amor enquanto estão vivos. É importante fortalecer esse laço”, concluiu.

JULIANA DAMA
Categoria:Economia

Deixe seu Comentário