Jornalista lança livro sobre as experiências de imigração de Roraima para a Europa

O livro será lançado no dia 7 de agosto 19h, na Toca da Bruxa, em Boa Vista, com música ao vivo com Hugo e Ana Gabriela / Foto: Day Rodrigues /

Você já se imaginou mudando da cidade onde sempre viveu, para a Europa? A jornalista Vanessa Brandão colocou o projeto de imigração em prática, juntamente com o filho, Luigi, e o marido, Reinaldo no início de 2019, quando mudaram-se para o sul da Itália, para uma pequena cidade chamada Foggia. Depois de um ano, veio outra mudança, dessa vez para o Leste Europeu, na Polônia. Entre 2019 e 2021, para registrar a adaptação e as experiências da nova vida, Vanessa escrevia e alimentava o blog Minha Janela com crônicas semanais. Os textos foram então reunidos, adaptados, organizados em forma de diário de viagem para dar vida ao seu primeiro livro, intitulado “Entre Pinheiros e Caimbés”, de forma independente, com 152 páginas. O livro será lançado em Boa Vista, dia 7 de agosto de 2022, na Toca da Bruxa, 19h, com música ao vivo com Hugo e Ana Gabriela. O evento é gratuito e aberto ao público. 

Entre Pinheiros e Caimbés é um tipo de diário de bordo, desde a expectativa e organização antes de partir, até os primeiros anos longe de casa, com curiosidades sobre a visão dos italianos e poloneses sobre a família brasileira, a comida, a moda, os costumes, as pessoas, a receptividade, os constrangimentos, a conquista do passaporte italiano depois de muita burocracia no litoral do velho continente e muitos outros temas. 

O livro mostra que migrar para a Europa é também aceitar um estilo de vida diferente, ora mais glamouroso, ora mais simples, é imergir numa cultura bem diferente da calorosa vivência brasileira. São relatos sobre as mudanças no casamento, no relacionamento com o filho ainda pequeno, no controle do próprio tempo livre, dificuldades com idiomas distintos e olhares curiosos. 

Com texto leve e dinâmico, a obra aproxima o leitor das mudanças necessárias para uma adaptação longe do Brasil, desde o entregar-se ao clima das quatro estações do ano e mostra que migrar é movimento de corpo, mas principalmente de alma, de olhar sobre o mundo e sobre a própria terra brasilis. “É o relato de uma experiência real, íntima, cheia de desafios e curiosidades sobre morar no velho continente e sentir-se cada vez mais apaixonada pela Amazônia, num fenômeno curioso de reapropriação e reaproximação da terra natal imaginada”, conta Vanessa. 

O título do livro, Entre Pinheiros e Caimbés, é uma referência a duas árvores muito comuns na Europa e em Roraima, respectivamente, e aos sentimentos dúbios de gostar de onde se está e sentir falta da terra natal ao mesmo tempo. “Os pinheiros são as únicas árvores que resistem ao frio do inverno europeu, assim como os caimbés resistem ao forte calor dos lavrados de Roraima. Eu quis então homenageá-las e me colocar entre essas duas árvores/entidades da natureza que tão bem representam minhas memórias nos dois lugares”, explicou a escritora estreante. 

A obra foi prefaciada pelo jornalista e também escritor Edgar Borges. A capa e a diagramação são assinadas por Frederico Martins. 

Sobre a autora:

Vanessa Brandão é jornalista nascida no Amazonas, criada desde os 40 dias de vida em Roraima. Hoje é doutoranda em Estudos Literários pela Unesp de São Paulo, mestra em Letras pela Universidade Federal de Roraima, pesquisando sobre arte e literatura indígena. Já publicou textos em antologias como a Entre tantos nós (2020) e Literatura de Circunstâncias (EduUFRR) (2020). Escreve desde a adolescência e mantém o blog literário www.minhajanela.com.br desde fevereiro de 2019, no qual publica crônicas, contos e poesias.

DA REDAÇÃO
Categoria:Arte e Cultura

Deixe seu Comentário