ATO DE AMOR: Hemoraima convoca doadores para reforçar estoque de sangue

O Hemoraima fica localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento / Foto: Ascom/Sesau /

Doar sangue é um ato de amor. Mas o baixo comparecimento de doadores voluntários tem colocado em perigo esse gesto tão nobre. A prova disso é que o estoque do Hemoraima está praticamente zerado, principalmente as tipagens negativas.
 
“Nós estamos precisando de todas as classificações com tipagens negativas, porque atualmente, estamos com baixo estoque, com alguns fatores praticamente zerados. A situação é bem crítica, está bem complicado repor o estoque, principalmente o de fatores negativos, por serem tipos raros, com poucos doadores disponíveis”, explicou a enfermeira da captação da unidade, Liliana Bezerra.
 
Com o retorno das cirurgias eletivas e o grande número de acidentes de trânsito registrados diariamente, principalmente na Capital, a doação de sangue de forma imediata é primordial, pois o sangue coletado passa por várias etapas antes de ser liberado.
 
“O Hemoraima é uma unidade que atende o Estado inteiro. Então, qualquer pessoa que a gente puder sensibilizar, que tiver fora da capital, que residir nos municípios vizinhos ou que estiver visitando o nosso Estado, que tenha o interesse de doar e que tenha essa disponibilidade, pode vir até nós, que estaremos de portas abertas para recebê-lo”, frisou Liliana.
 
QUEM PODE DOAR?
 
Para ser um doador de sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.
 
No momento da doação é preciso apresentar um documento oficial com foto. Caso o interessado seja menor de 18 anos, o mesmo deve ter o consentimento formal dos pais ou de responsável legal.
 
Se encaixando nesses critérios o doador é cadastrado e encaminhado para uma entrevista, para em seguida passar por uma triagem. Não havendo nenhum impedimento, ele é encaminhado para a sala de coleta onde é feita a doação, que dura no máximo 10 minutos.
 
No dia da doação é preciso que o doador esteja bem alimentado e descansado. E se estiver fazendo o uso de alguma medicação, trazer o nome para que o processo não sofra nenhuma restrição.
 
Outra recomendação é que o doador que apresente sintomas de gripe, resfriado, febre ou covid-19, precisa aguardar o tempo de isolamento para poder realizar a doação de sangue.
 
“Para quem doa, a importância é principalmente a oportunidade de ajudar, de auxiliar com um ato que é simples, que não custa muito. O que vai custar é o tempo que a pessoa terá para vir aqui e se dispor a doar. E o benefício para quem recebe é enorme, pois existem pessoas que necessitam do sangue do outro para sobreviver e a gente precisa dessas doações”, completou a enfermeira.
 
O Hemoraima fica localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento. O horário de funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h.
 
Outras informações podem ser obtidas por meio do número 98404-9593.

MINERVALDO LOPES
Categoria:Saúde

Deixe seu Comentário