Empossada diretoria da Fundação de Amparo à Pesquisa de Roraima

O diretor-presidente é o professor pós-doutor em democracia e direitos humanos, Pedro de Jesus Cerino / Foto: Fernando Oliveira /

Na manhã desta segunda-feira, 4, foi empossada a primeira diretoria da Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa de Roraima), composta pelo diretor-presidente, o professor pós-doutor em democracia e direitos humanos, Pedro de Jesus Cerino, o diretor técnico, doutor em ciências sociais, Carlos Alberto Borges Silva e o diretor administrativo e financeiro, doutor em educação, ciência e matemática, José Eugênio Brum da Rosa.
 
A criação da Faperr na atual gestão do Governo de Roraima, atende uma demanda antiga de diferentes segmentos de pesquisa em Roraima. A principal atribuição da fundação será o amparo à pesquisa científica básica e aplicada, inovação e ao desenvolvimento tecnológico, com o objetivo de fomentar o conhecimento científico voltado ao desenvolvimento do Estado.
 
“Esse é um desafio. De fazer acontecer a pesquisa, inovação e tecnologia Roraima. Temos um vasto campo de pesquisa e o nosso trabalho vai gerar soluções que trarão grandes resultados para o desenvolvimento de Roraima”, explicou o novo diretor presidente, Pedro Cerino.
 
Fica sob responsabilidade da fundação a formação de recursos humanos, assim como sua aplicação, no interesse do desenvolvimento econômico e social promovendo periodicamente estudos sobre o estado geral da pesquisa no estado de Roraima.
 
O reitor da Universidade Federal de Roraima, Dr. José Geraldo Ticianeli, enfatizou que é um momento histórico para o Estado. “A pesquisa em Roraima precisa de incentivo e fomento. Nós éramos o único Estado da federação sem uma fundação de amparo à pesquisa. Parabéns ao governo pela iniciativa e desejo muito sucesso aos novos diretores”.
 
Para o chefe da Embrapa, Edvan Chagas, é um momento de muito ganho também para o setor agropecuário. “Nós acreditamos que a agricultura obrigatoriamente deve ser movida pela ciência. Roraima precisa desse tripé: ciência, tecnologia e inovação. A fundação vai ser mais uma mola propulsora para que nós possamos aplicar recursos em benefício da sociedade, trazendo uma mudança social, econômica e ambiental” afirmou.

JÚLIA ROCHA
Categoria:Política

Deixe seu Comentário