DESENVOLVIMENTO RURAL: Agro em Campo atende famílias no PA Nova Amazônia

Foran ofertados serviços técnicos da Seadi, Iater, Iteraima, Aderr, Femarh e Desenvolve Roraima / Foto: Ascom/Seadi /

A convite da Coopercinco (Cooperativa Agropecuária dos Cinco Polos), o Governo de Roraima e a comunidade rural do PA Nova Amazônia discutiram, neste final de semana, os projetos ligados à Agricultura Familiar.
 
Na oportunidade, o Agro em Campo atendeu a sociedade local oferecendo os serviços técnicos da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), Iteraima (Instituto de Terras e Colonização), Aderr (Agência de Defesa Agropecuária), Femarh (Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e Desenvolve Roraima.
 
O técnico da Seadi Marcelo Hentges, explicou que o Governo de Roraima tem observado o potencial do PA Nova Amazônia na criação de aves e quer organizar ações no intuito de reativar a avicultura.

“Estamos trabalhando no desenvolvimento da produtividade local, atuando naquilo que a comunidade precisa para efetivar sua organização com as atividades da roça. Hoje, a região tem recebido os insumos da Agricultura Familiar e logo poderá efetivar o plantio com o suporte dos maquinários e o apoio técnico do Iater que tem atuado junto ao produtor rural" explicou.
 
O presidente da Coopercinco, Sérgio Fernandes, avaliou a ação do Governo de Roraima no PA Nova Amazônia.

“É engrandecedor contarmos com a representatividade do executivo observando in loco e junto aos produtores as demandas que necessitamos para alavancar o trabalho e a renda. Hoje, as instituições que movimentam o desenvolvimento rural estão aqui presentes fomentando crédito, regularização de áreas, suprindo a Agricultura Familiar, trazendo também a discussão da necessidade dos poços artesianos, além do selo de inspeção do frango pela Aderr”, comentou.
 
Na localidade, Fernandes reforçou que a Coopercinco atua em dez municípios, conta hoje com 700 associados, o Murupu e o Truaru concentram 70% dos produtores da cooperativa e 40 deles estão com a produção de frango parada.

“A Seadi conhece a situação que enfrentamos e para sanar estes problemas, os produtores receberão alguns pintos e parte da ração para melhorar a vida de quem trabalha e produz. Dessa forma, a Agricultura Familiar também fomentará bastante a cadeia do frango na região. Há tempos, a Coopercinco tem grande visibilidade em Roraima e estamos sempre buscando melhoramentos para o agronegócio.”, concluiu.
 
O titular da Seadi, Emerson Baú, exaltou a força integral e incessante que o trabalho do Governo do Estado tem proporcionado a cada encontro rural favorecendo o desenvolvimento.

“Hoje, temos um governo que enxerga e atua muito bem o setor primário, desvencilhando desafios dia e noite, trabalhando em conjunto com as demais instituições, objetivando serviço e renda para as famílias do campo”, destacou.
 
Segundo o governador Antonio Denarium, o mutirão de serviços do Agro em Campo é uma oportunidade ímpar para o agricultor ampliar sua estrutura de trabalho e renda familiar.

“Com o Agro em Campo atuando por todos os cantos de Roraima, as famílias rurais efetivam o sonho do desenvolvimento. O Governo do Estado tem atuado forte e lado a lado com quem trabalha e produz. E esta é a nossa maneira de crescermos juntos”, finalizou.
 
Parceria com outras Instituições
 
O presidente do Iteraima, Márcio Grangeiro, reforçou o alinhamento das instituições do Estado.

“As pessoas são fundamentais em todo o processo de inovação. Nesse esforço, o Iteraima vem trabalhando forte em todo o estado possibilitando a regularização de imóveis rurais e urbanos, beneficiando o povo que trabalha e produz, pois as famílias do campo buscam viver melhor, encontrando a autonomia”, reforçou Macio Grangeiro.
 
O presidente da Desenvolve Roraima, Adailton Fernandes, explicou sobre os recursos que beneficiam os pequenos produtores em cada região.

“A Desenvolve Roraima é um agente financeiro de crédito que objetiva, principalmente, financiar o custeio produtivo da Agricultura Familiar. Nesse intuito, o empreendedor rural pode investir em equipamentos e, dessa forma, gerar mais renda e qualidade de vida”, destacou.
 
Agricultores falam sobre necessidades na região
 
A produtora Elizabeth Lucena, buscou o reforço do Agro em Campo para viabilizar um poço artesiano em sua propriedade. “Na nossa região, a carência de água no verão é um grande problema. Com a aquisição do poço poderei beneficiar o plantio irrigado para cultivar abóbora, melancia e milho”, comentou.
 
Para o apicultor Francisco Borges, que há 30 anos vive em Roraima, a atual gestão do Estado trabalha de forma inédita junto aos pequenos produtores e reforçou.

“Dentre os órgãos que efetivam o crescimento estrutural de Roraima, a Desenvolve tem sido fundamental na minha constante labuta produtiva na roça. Jamais vi o real fomento de bons incentivos, com linhas de crédito que de fato beneficiam a amplitude do trabalho rural, principalmente na Agricultura Familiar, sou testemunha deste esforço. Portanto, esse trabalho que o Governo do Estado vem realizando precisa continuar”, concluiu.
 
Microcrédito para quem trabalha e produz
 
A Desenvolve Roraima incentiva o microcrédito para empreendedores urbanos com taxas de juros de 0,99% ao mês, e prazo para pagamento de até 36 meses, sendo seis meses de carência para o empreendedor fomentar capital de giro. Já o crédito da Agricultura Familiar, a taxa de juros é de 3% ao ano, ou seja, 0,25% ao mês.

O prazo alongado é de até cinco anos para pagar, com dois anos de carência neste período. Os técnicos do Iater podem realizar a assistência, orientando a capacidade financeira daqueles produtores interessados no programa de crédito.

MICHEL SALES
Categoria:Política

Deixe seu Comentário